Rússia se une aos EUA e à Alemanha para investigar HP

0

A Rússia se aliou à Alemanha e aos Estados Unidos para investigar a HP num suposto caso de suborno envolvendo a subsidiária alemã da empresa e agentes federais russos. De acordo com documento encaminhado à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos EUA, nesta sexta-feira, 10, a Procuradoria Geral da Rússia vai ajudar o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) e os órgãos de Justiça alemães a apurar as informações e descobrir os responsáveis pelo esquema.
Conhecido como o caso Rússia GPO, o esquema será investigado pelo governo para apurar um suposto repasse, pela subsidiária alemã da HP, de 8 milhões de euros a oficiais russos para vencer uma licitação pública de 35 milhões de euros para o fornecimento de computadores à Federação Russa.
Apesar de já correr há mais de dois anos, a investigação ganhou destaque no mês passado, quando a HP se recusou a revelar à Justiça alemã o conteúdo de e-mails trocados entre seus executivos acusados de envolvimento no caso. O DOJ interferiu nas investigações exigindo que a companhia cooperasse "voluntariamente" com o caso (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
No documento enviado hoje à SEC, a HP informa que a licitação investigada envolvia o fornecimento de computadores e equipamentos de rede ao governo russo entre os anos de 2001 e 2006. Agora, o órgão de Justiça do país solicitou uma série de informações não-públicas da HP e de suas subsidiárias referentes a 2006. A empresa declarou, no comunicado, que "atualmente coopera com todas as investigações" sobre o caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.