O Google anunciou a construção de um data center na cidade de Quilicura, na região de Santiago, no Chile. A empresa vai investir US$ 150 milhões na nova unidade, cujo início das operações está previsto para o fim do próximo ano. Esta é a primeira instalação desse tipo na América Latina.
A companhia justifica o projeto pelo aumento no uso da internet na região. “Estamos construindo esse data center para garantir a nossos usuários na América Latina e no mundo o acesso mais rápido e confiável possível para todos nossos serviços”, diz o site em comunicado. A instalação seguirá os padrões do gigante das buscas em outros países.
De acordo com o Google, o data center chileno deve empregar 20 pessoas, entre técnicos de computação, engenheiros e seguranças. O Google possui oito data centers em operação atualmente.
Nova aquisição
O Google também investiu na compra da companhia espanhola de segurança virtual VirusTotal, conforme anunciado pela empresa europeia em seu blog na sexta-feira, 7. Os termos financeiros do da transação não foram revelados.
Segundo nota da companhia, a infraestrutura do Google possibilitará a melhoria nas ferramentas contra malwares. A VirusTotal irá atuar de forma independente, mantendo inclusiveas parcerias com outras empresas de antivírus e especializadas em segurança.
Os produtos do Google geralmente têm recursos de segurança embutidos, como o navegador Chrome e o mecanismo de buscas. Alguns, porém, dependem do uso de software separadamente, tais como para análise de aplicativos baixados por meio da Google Play e de ataques ao sistema operacional para dispositivos móveis Android.