Nos últimos três meses, 41% dos consumidores na América Latina compraram um produto de informática, o que faz a categoria a segunda mais popular em compras pela internet na região, segundo levantamento realizado pela comScore em julho. Os produtos de informática perderam apenas para roupas e acessórios (43%), e foram seguidos por música, filmes ou vídeos (36%), eletrodomésticos (35%) e hardware de computador (33%).
Segundo o relatório, mais da metade dos consumidores online (56%) disse que normalmente inicia o processo de compra por meio de buscas de palavras-chave, enquanto 36% inicia a compra através de um anúncio online. No Brasil, os usuários se mostraram mais propensos a começar as compras por sites de comparação de preços e anúncios online, na comparação com o restante dos países da região.
A conveniência foi apontada como a principal razão pelo qual os consumidores escolhem comprar online na América Latina, enquanto as preocupações com privacidade foram a principal barreira para a aquisição de produtos por meio da internet. Ainda de acordo com o estudo, os gastos online foram maiores entre os consumidores do Brasil e da Venezuela. Os sites de e-commerce locais são preferidos na Argentina, Brasil e Chile, enquanto os consumidores no México e Venezuela são mais propícios a preferir sites internacionais.
O estudo contou com a participação de 1.098 consumidores de sete países, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.