A KingHost, empresa brasileira de hosting, inaugurou um novo Data Center em Curitiba (PR), que inicialmente comportará mais de 50 mil domínios. Atualmente, a empresa possui IDCs também em Cotia (SP) e Porto Alegre (RS).
A capital paranaense sela um elo entre o Rio Grande do Sul, onde está localizada a matriz da empresa, e São Paulo, estado com a maior fatia de clientes. Além disso, “a cidade conta com uma excelente estrutura de telecomunicações e representa um importante ponto de troca de tráfego, tendo ligação com as principais operadoras do Brasil”, afirma Cristiano Mendes, gerente de Marketing e Vendas na KingHost. Sobre a possível continuidade da expansão, ele completa: “novos IDCs não estão descartados, porém hoje nossa capacidade instalada já comporta o crescimento projetado para os próximos anos”.
A principal vantagem trazida pela ampliação é garantir menor latência e um acesso ainda mais rápido para os usuários do Paraná e região. Eles são os principais beneficiados por causa da proximidade, mas “a decisão de manter Data Centers em diferentes localidades também tem por objetivo a mitigação de riscos, como catástrofes naturais, interrupção de conectividade ou desastres de qualquer natureza”, reitera Mendes.
O investimento traz flexibilidade para o cliente KingHost, sobretudo empreendedores, desenvolvedores ou pequenas e médias empresas, que passam a ter a opção de selecionar em qual IDC desejam hospedar seu site. Essa decisão normalmente ocorre de acordo com a localização da empresa, ou de quem esta pretende atingir.
Assim como os Data Centers já existentes, o novo IDC de Curitiba conta com links subterrâneos em fibra ótica clear channel em anel, que fazem a ligação entre a sede administrativa e todos os IDCs em operação, garantindo disponibilidade da rede com uma maior redundância de links à disposição dos clientes.
- Expansão