Em torno de 43% dos consumidores online na América Latina compraram roupas ou acessórios online nos últimos três meses, posicionando a categoria como a principal no varejo online.
A conclusão é da empresa de medição do mundo virtual, comScore, com base em avaliação do comportamento de consumo online de 1.100 participantes no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. A pesquisa foi realizada em julho de 2012.
Os dados apontam que produtos de informática ficaram em segundo lugar, com 41% dos consumidores online comprando esses itens online, enquanto 36% compraram música, filmes ou vídeos.
Os aplicativos ficaram em quarto lugar entre as categorias populares de compra (35%). A pesquisa descobriu que 1 de cada 3 consumidores comprou hardware de computador online.
A comScore observou na região a preferência dos argentinos, brasileiros e chilenos por sites locais. Já mexicanos e venezuelanos são mais propícios a comprar em sites internacionais.
Os argentinos são os mais participativos, com quase metade deles realizando atividades associadas a compras online quase diariamente. Mas os gastos online foram maiores entre os participantes do Brasil e da Venezuela.
A conveniência se posicionou como principal motivo pelo qual os consumidores escolhem comprar online na América Latina. As preocupações com privacidade foram apontadas como a principal barreira para compras eletrônicas.
Entre os consumidores online na América Latina, 8 de 10 buscaram na internet por pelo menos um produto relacionado a viagens nos últimos três meses.
Pergunta: Nos últimos três meses, que itens você comprou online? Selecione todos os que se apliquem. (Entre consumidores online) N = 1,098 5 de julho, 2012 – 12 de julho, 2012 Fonte: Estudo da comScore sobre E-commerce na América Latina em 2012 |
|
Porcentagem de consumidores online na América Latina | |
Roupas & Acessórios | 43% |
Produtos de Informática | 41% |
Música, filmes ou vídeos | 36% |
Eletrodomésticos | 35% |
Hardware de computador | 33% |
Ingressos de Entretenimento | 31% |
Férias/Viagens | 27% |
Saúde & cuidados de beleza | 24% |
Livros e revistas | 24% |
Esporte & fitness | 15% |
Fonte:comScore