Prefeitura de São Paulo é a primeira autoridade de certificação digital em governo do país

0

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, é o primeiro órgão público do país a tornar-se Autoridade de Registro para a emissão de Certificação Digital de seus servidores. A iniciativa pioneira, viabilizada por meio de acordo de cooperação técnica com a empresa Safeweb, permite a assinatura de documentos em meio eletrônico com mais agilidade e segurança.

A medida moderniza a gestão da cidade e dá autonomia à Prefeitura de São Paulo gerando economia de cerca de R$ 360 mil aos cofres públicos, anualmente. A administração municipal demanda, anualmente, 1.200 certificados digitais utilizados por servidores das áreas administrativas e de execução orçamentária, além de chefes de gabinete e responsáveis por transações com sistemas externos (governos federal e estadual), para atividades como a assinatura de documentos pela internet, o envio de declarações e o login seguro em ambientes virtuais.

Arquivo que funciona como uma assinatura eletrônica ou identidade virtual, o Certificado Digital tem validade jurídica e assegura a integridade das informações e a proteção às transações de dados, documentos e outros serviços via internet. Fornece a identificação segura e inequívoca do autor, conforme regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil / Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Fim ao uso de papel

A administração paulistana está dando fim ao uso de papel em seus processos administrativos. A estimativa é de que, em breve, 100% dos órgãos do município façam a gestão e a movimentação de todos os seus processos eletronicamente.

O projeto representa uma economia estimada de, no mínimo, R$ 2 milhões por ano aos cofres públicos apenas com material de escritório e permite a redução drástica dos prazos para tramitação – de 50% a 90% menores, conferindo agilidade e transparência ao andamento dos processos. Atualmente, 99% dos processos recebidos já são autuados em ambiente digital. A administração municipal recebe cerca de 340 mil novos processos por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.