Apesar das apostas em contrário, o iPhone deve definitivamente concorrer com o Blackberry, HTC e Motorola Q no mercado corporativo. De acordo com a Vivo, a procura pelo aparelho tem sido intensa por esse segmento e o estoque inicial da operadora, de cerca de 30 mil aparelhos, não será suficiente para atender a demanda.
"Tanto grandes empresas quanto pequenas e médias demonstraram interesse no iPhone. Essa demanda nos surpreendeu e foi acima de nossas expectativa. Já temos vários contratos negociados", afirmou Rodrigo Shimizu, gerente de divisão de marketing da Vivo Empresas.
O executivo ressaltou que, assim como ocorre para o mercado consumidor, a abordagem para a negociação de planos corporativos do iPhone está sendo prioritária para os atuais clientes da base, além disso os preços do aparelho são os mesmos daqueles praticados para o mercado consumidor.
A venda de smartphones para o mercado corporativo cresceu 130% durante o primeiro semestre na Vivo, e a expectativa da operadora é que a demanda continue aquecida.
Mesmo com as vendas em alta, Shimizu aponta que o mercado do iPhone no segmento corporativo ainda é de nicho, focado nas empresas que dependem mais de acesso à internet, enquanto as que necessitam de um bom gerenciamento de contas de e-mail e outras aplicações corporativas ainda têm preferência pelo Blackberry, da Research In Motion (RIM).
Esse cenário, no entanto, deve mudar daqui para frente, já que o iPhone aceita e-mail como o Outlook e o Exchange, ambos da Microsoft, além do fato de a IBM ter anunciado que desenvolverá uma versão do Lotus Notes para o aparelho da Apple, o que tende a deixá-lo mais atrativo para o mercado corporativo.
Outro fator que facilitará a penetração do aparelho nesse segmento, segundo os analistas, é a tendência das empresas de TI desenvolverem soluções com suporte on-line, como a Salesforce.com e a Microstrategy, entre outras. "Com essa facilidade de acesso à internet pelo iPhone, a disputa pelo mercado será ainda mais acirrada", diz o executivo.
Mas a RIM não está parada. Como resposta, ela anunciou nesta semana uma verão touchscreen de seu smartphone, o Blackberry Storm.