Acesso ruim é motivo do baixo uso de dados móveis, diz estudo

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Usuários de telefonia móvel de vários países sofrem de fadiga ao tentar acessar os seus serviços preferidos. A constatação foi feita através do estudo SmartTrust Mobile Trends Guide 2005/06, o qual mostra que os assinantes estão travando uma verdadeira luta para conseguir usar todo o potencial dos inovadores recursos oferecidos pelos milhares de novos modelos de aparelhos móveis que são lançados no mercado.

Além das dificuldades para acessar os novos serviços de dados, eles se preocupam com as complexas estruturas de preços versus o baixo nível de usabilidade, tanto dos aparelhos quanto dos serviços.

Esses problemas são resultado de uma frágil configuração dos aparelhos móveis e têm, de acordo com a SmartTrust, empresa especializada no fornecimento de aplicações para a gerência de dispositivos móveis, conduzido para uma média de uso de serviços de valor adicionado muito menor do que a esperada, como o envio de mensagens multimídia, os chamados MMS, e outros conteúdos oferecidos via download.

De fato, o estudo mostra que apenas 43% dos aparelhos com recursos MMS já foram usados para o envio de mensagens multimídia. ?Quinze por cento dos usuários têm encontrado problemas quando tentam usar a sua operadora móvel para esse tipo de serviço?, releva Tim De Luca-Smith, gerente de comunicação da SmartTrust.

Em uma larga porcentagem dos casos, segundo ele, os serviços apenas não funcionam devido à configuração precária do telefone celular e da rede de serviços. "Há uma real necessidade em fazer com que tais serviços sejam mais intuitivos e que eliminem a preocupação do usuário em relação à confiabilidade dos serviços e também os seus preços. Nós somos uma sociedade altamente ?plug and play? e os usuários móveis esperam por serviços que funcionem no momento em que são acessados, e a qualquer momento. Eles não querem ser deixados com dúvidas em saber se a sua mensagem foi realmente entregue ao seu destino e não está procedendo de forma correta", diz De Luca-Smith.

Serviços como MMS e WAP têm se tornado importantes para as operadoras móveis que anseiam em aumentar a sua receita média por usuário (Arpu) e a fidelidade do cliente. A pesquisa, realizada com 6,8 mil assinantes móveis de 15 países, mostra que o uso de serviços de dados é muito restrito aos limites do SMS, os conhecidos torpedos, principalmente entre os usuários de serviços pré-pagos, apesar do elevado custo para as operadoras em muitos países com os subsídios de aparelhos ricos em recursos.

?Em vários países os aparelhos com câmara digital são fortemente subsidiados pelas operadoras e elas esperam obter o retorno do investimento através do aumento do volume de serviços MMS. Segundo o estudo, o uso de e-mail pelos assinantes para compartilhar fotos é uma aplicação eficaz para incrementar esse serviço?, acrescenta De Luca-Smith.

Apesar do esforço das operadoras em fomentar o uso do MMS, o SMS ainda continua sendo o número um entre os serviços móveis. Em toda a Europa, e na maior parte da Ásia, o número de assinantes que usam o SMS pelo menos uma vez na semana é de 80%, enquanto que a média global é de 72%. Somente nos Estados Unidos apenas 5% do total admitiu usar esse serviço através de aparelhos celulares compatíveis com o SMS. A penetração de conexão ADSL de baixo custo é em grande parte a responsável para o aumento da média de uso de todos os demais serviços.

A pesquisa, entretanto, apresenta dados otimistas em relação ao MMS: 72% de todos os usuários que reportaram problemas quando usaram MMS afirmaram que usariam mais o serviço se os problemas técnicos fossem superados.

Música via celular é outro assunto que conquista a atenção dos usuários, ainda mais que os games, os quais têm atraído interesse também da indústria. Seguindo o sucesso dos tocadores de música e a internet fixa, houve um impressionante crescimento do interesse dos consumidores em usar seus terminais móveis para ?baixar? e ouvir músicas. Apenas na Índia e na China os games foram considerados um serviço mais atrativo que a música. Na Europa, 40% dos assinantes expressaram a vontade de usar mais os serviços de música pelo celular. Na Ásia, este número cai para 38%, e nos Estados Unidos, 20%.

O estudo SmartTrust Mobile Trends Guide 2005/06 ouviu assinantes móveis do Reino Unido, Suécia, Alemanha, Holanda, França, Rússia, Estados Unidos, Índia, China, Hong Kong, Japão, Coréia, Austrália, Nova Zelândia e Brasil.

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