Fujitsu tem lucro de US$ 126 milhões no 1º semestre fiscal

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A Fujitsu divulgou nesta sexta-feira (10/11), os resultados do primeiro semestre fiscal de 2006, que compreende o período de1o de abril a 30 de setembro de 2006. As vendas líquidas consolidadas no período de 2.362,3 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 20 milhões), representam um aumento de 7,8% em relação ao mesmo semestre do ano fiscal anterior.

A companhia atribui os resultados ao crescimento ano a ano de dois dígitos das vendas fora do Japão em cada um dos três segmentos de negócio da empresa. A vendas de serviços de TI no exterior, por exemplo, foram excepcionalmente fortes e aumentaram 25,8% em comparação ao primeiro semestre do ano fiscal de 2005, lideradas pelo crescimento de serviços de outsourcing no Reino Unido e pelo impacto de aquisições na América do Norte.

No primeiro semestre, a empresa reportou lucro líquido de 14,8 bilhões de ienes (US$ 126 milhões), o que significa um aumento de 7,1 bilhões de ienes em relação ao mesmo semestre do exercício fiscal de 2005.

A Fujitsu apresentou resultado operacional consolidado de 50,6 bilhões de ienes (US$ 429 milhões), um aumento de 3,0 bilhões de ienes comparado ao primeiro semestre do de 2005. Apesar do aumento de despesas relacionadas a investimentos estratégicos, a vendas mais altas se somaram ao avanço da diretriz da empresa de reduzir custos e obter ganhos eficientes por meio de iniciativas de inovação em manufatura.

No primeiro semestre, as vendas líquidas consolidadas no segmento de soluções tecnológicas, que inclui os subsegmentos de plataformas de sistemas e serviços, aumentaram 6,3% sobre o mesmo período de 2005, o que corresponde a 1.428,6 bilhões de ienes (US$ 12,107 milhões). As vendas no Japão permaneceram praticamente inalteradas, já que as vendas mais elevadas de serviços de integração de soluções e sistemas foram contrabalançadas por vendas mais fracas de estações radiobase de telefonia móvel, que foram especialmente fortes no primeiro semestre de 2005.

No exterior, porém, as vendas cresceram 23,3%, fomentadas por um desempenho forte e contínuo de serviços de outsourcing e outros serviços de negócio, bem como vendas mais altas de sistemas óticos de transmissão e servidores Unix. O resultado operacional do segmento foi de 36,4 bilhões de ienes (US$ 309 milhões), praticamente o mesmo nível do primeiro semestre do ano anterior, já que lucros mais elevados de negócios no exterior foram afetados pelo impacto de vendas de estações radiobase de telefonia móvel ano a ano mais baixas.

As vendas líquidas no segmento chamado de soluções de produtos ubíquas, que abrange PCs, telefones móveis, unidades de disco rígido e outros produtos, atingiram 528,6 bilhões de ienes (US$ 4,480 milhões), um aumento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar do crescimento das vendas de telefones móveis, no Japão as vendas nesse segmento subiram apenas 1,9%, em decorrência de vendas lentas de PCs no setor de consumo. As vendas no exterior aumentaram 14,2%, impulsionadas por fortes vendas de notebook e de unidades de disco rígido. No total, o segmento apresentou resultado operacional de 19,9 bilhões de ienes (US$ 169 milhões), um aumento de 3,3 bilhões de ienes comparado ao mesmo período do ano anterior.

Já as vendas líquidas no segmento de soluções de dispositivos aumentaram 12,2% em comparação ao mesmo semestre de 2005, o que representa 376,9 bilhões de ienes (US$ 3,195 milhões), impulsionadas por forte demanda por dispositivos lógicos LSI da empresa para aplicações automotivas e aparelhos digitais. O resultado operacional do segmento foi de 16 bilhões de ienes (US$ 136 milhões), um aumento de 3,5 bilhões de ienes em relação ao ano anterior. Apesar do aumento de custos de desenvolvimento, a empresa conseguiu elevar a rentabilidade nesse segmento em conseqüência de vendas mais altas de dispositivos lógicos LSI e do desempenho forte e contínuo de componentes eletrônicos.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais seus negócios fora do Japão, em junho a Fujitsu nomeou executivos sêniores para comandar operações regionais em quatro áreas: as Américas, EMEA (Europa, Oriente Médio e África), China e Ásia-Pacífico. Em função dessa mudança, começando com os resultados financeiros do primeiro semestre do ano fiscal de 2006, a empresa reformulou sua classificação de segmento geográfico, renomeou o antigo segmento Europa como EMEA e o antigo segmento Ásia, Australásia e outros como APAC (Ásia-Pacífico) e China. No primeiro semestre do ano fiscal, todos os três segmentos geográficos no exterior (Américas, EMEA, APAC e China) registraram aumento de vendas de dois dígitos recordes ano a ano e, juntos, alcançaram resultado operacional combinado de 21,6 bilhões de ienes (US$ 184 milhões), 3,4 bilhões de ienes acima do primeiro semestre do ano fiscal de 2005.

Embora os resultados do semestre tenham ultrapassado as projeções iniciais, e apesar da expectativa da Fujitsu de uma demanda de mercado favorável no Japão e no exterior no terceiro trimestre, permanecem diversas incertezas em relação ao quarto trimestre, no qual tanto as vendas quanto o resultado operacional tendem a ser concentrados nas atividades de produtos e soluções de integração e sistemas da empresa. Mesmo assim, a empresa mantém inalteradas as projeções de lucro consolidado para o ano fiscal de 2006, tais como vendas líquidas de 5,2 bilhões de ienes e lucro líquido de 80 bilhões de ienes.

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