O grupo de mídia News Corp., do magnata australiano Rupert Murdoch, anunciou que pretende tirar as notícias de seus veículos de comunicação dos serviços do Google. Segundo o jornal inglês The Guardian, Murdoch disse, em entrevista concedida na segunda-feira, 9, ao canal de TV australiano Sky News, de propriedade da News Corp., que a decisão é uma forma de encorajar as pessoas a pagar pelo acesso às informações na internet.
Os planos do executivo de fechar o conteúdo de seus jornais digitais deve entrar em vigor a partir de junho do ano que vem, quando deve iniciar a proibição ao Google de veicular links para as notícias.
Segundo Murdoch, ter notícias veiculadas nos serviços do site de buscas realmente aumenta a audiência dos jornais, mas ressalvou que a diferença é mínima. Recentemente ele chegou a declar que o Google News, serviço de busca de notícias do Google, era uma "prática cleptomaníaca" e que atitude do site de buscas em relação à News Corp era a de um "parasita".
Murdoch disse, ainda na entrevista ao canal australiano, que nunca entendeu por que os executivos de seus sites de notícias nunca bloquearam o Google de indexar as notícias.
- Fim da indexação?