Completando 11 anos desde que chegou ao Brasil, a Black Friday caiu no gosto dos consumidores e das empresas, e já é considerada o evento mais importante do comércio eletrônico do país. Por ser um evento que já está no "radar" da maioria dos consumidores, a cada ano aumenta a expectativa de crescimento no faturamento.
Porém, para que os varejistas tenham sucesso é preciso que estejam preparados para atender às expectativas dos consumidores e consigam acompanhar as tendências do mercado. Listei aqui cinco dicas que as empresas precisam se atentar para acompanhar as expectativas dos consumidores, confira:
Tenha visibilidade de pedidos multicanal
É importante concentrar toda a gestão de pedidos em um só local. Outro ponto importante é centralizar os processos de faturamento, separação, conferência, expedição, romaneio e conexão com as transportadoras. Centralizando o controle, há uma multiplicação da oferta de produtos nos canais online, aumentando a disponibilidade das mercadorias na loja física.
Disponibilize Ship from Store (despacho a partir da loja)
Você sabia que um dos principais motivos que levam um consumidor a abandonar um carrinho no momento de efetivar uma compra tem relação direta com o frete? Quando falamos da Black Friday, o frete é um fator ainda mais importante. Por isso, o investimento em estratégias que garantam sistemas de entregas mais eficientes é uma tendência que as empresas precisam se atentar. Estratégias como Ship From Store, por exemplo, permitem tornar lojas físicas em minicentros de distribuição e, assim, reduzir o tempo e o custo de entrega para o consumidor.
Ofereça Pickup in Store (Retirada na loja)
Outra prática, que apesar de não ser nova, ainda é extremamente importante para as empresas, é permitir que os consumidores retirem suas compras online em lojas físicas. Portanto, contar com estratégias de Pickup in Store é uma tendência que pode ser um grande diferencial para as empresas que desejam atrair consumidores na Black Friday de 2021.
Venda em qualquer lugar e ainda elimine as filas do caixa
Estacionamentos, eventos, pop-stores ou na casa do cliente, a tendência hoje é transformar todos os profissionais de uma loja em vendedores e caixas ao mesmo tempo. O investimento com a infraestrutura móvel é bem menor do que com a fixa, uma vez que não há necessidade de computadores e servidores, que são substituídos por smartphones, tablets ou smartPOS. E com a eliminação do balcão de caixa o varejista ganha mais espaço de mostruário e de circulação na loja, além de oferecer uma experiência única para o cliente eliminando aquelas filas intermináveis do caixa.
Gerencie eficientemente os estoques
Com uma visão unificada e em tempo real dos estoques de todos os canais de venda, é possível reduzir consideravelmente os custos de logística e eliminar a ruptura de estoque. As informações passam a ser identificadas com rapidez, o que facilita a tomada de decisão e o planejamento de compras.
Na era da omnicanalidade essas dicas se tornam ainda mais importante. O novo consumidor, cada vez mais digital, e as barreiras entre o físico e o virtual desaparecendo, é imprescindível que o varejista tenha alternativas para atender clientes da melhor maneira.
Douglas Cunha, COO da Nexaas.