Com um investimento de US$ 450 milhões do Advanced Manufacturing Fund a Apple fornecerá a infraestrutura crítica que suporta SOS de emergência via satélite para modelos de iPhone 14.
Disponível para clientes nos EUA e Canadá a partir do final deste mês, o novo serviço permitirá que os modelos iPhone 14 e iPhone 14 Pro se conectem diretamente a um satélite, permitindo mensagens com serviços de emergência fora da cobertura de celular e Wi-Fi.
A maior parte do financiamento vai para a Globalstar, um serviço global de satélite com instalações nos EUA. O investimento da Apple fornece melhorias críticas para a rede de satélites e estações terrestres da Globalstar, garantindo que os usuários do iPhone 14 possam se conectar a serviços de emergência quando estiverem fora da rede. Na Globalstar, mais de 300 funcionários apoiam o novo serviço.
"O SOS de emergência via satélite é um exemplo perfeito de como a engenhosidade e a tecnologia americanas podem salvar vidas", disse Jeff Williams, diretor de operações da Apple. "Estamos orgulhosos de que este serviço seja habilitado pelas principais empresas dos EUA e que nossos usuários possam explorar áreas fora da rede sabendo que ainda estão ao alcance dos serviços de emergência, se precisarem."
O SOS de emergência via satélite é apenas um dos recursos de segurança inovadores que a linha iPhone 14 oferece. O Crash Detection agora pode detectar um acidente de carro grave e discar automaticamente para os serviços de emergência quando um usuário está inconsciente ou incapaz de acessar seu iPhone.
O serviço SOS de Emergência via satélite da Apple utiliza o espectro nas bandas L e S especialmente designados para serviços móveis por satélite pelos Regulamentos de Rádio da ITU. Quando um usuário do iPhone faz um pedido de SOS de Emergência via satélite, a mensagem é recebida por um dos 24 satélites da Globalstar em órbita terrestre baixa viajando a velocidades de aproximadamente 16.000 mph. O satélite então envia a mensagem para estações terrestres personalizadas localizadas em pontos-chave em todo o mundo.
Uma vez recebida por uma estação terrestre, a mensagem é encaminhada para os serviços de emergência que podem enviar ajuda ou para um centro de retransmissão com especialistas de emergência treinados pela Apple se o local de serviços de emergência mais próximo não puder receber mensagens de texto.
"O lançamento do Emergency SOS via satélite direto para o iPhone é um avanço geracional nas comunicações via satélite, e estamos orgulhosos de que os satélites e ativos de espectro da Globalstar desempenharão um papel central em salvar vidas", disse Jay Monroe, presidente executivo da Globalstar.