O Brasil tem uma das maiores comunidades de pessoas desenvolvedoras de software do mundo, com crescimento de 39% ao ano no GitHub em 2022, de acordo com o relatório anual State of the Octoverse da empresa. O GitHub, a maior plataforma de colaboração de desenvolvimento de software do mundo, descobriu que mais de 924 mil pessoas desenvolvedoras brasileiras ingressaram no GitHub em 2022, totalizando agora mais de 3 milhões de usuários no país.
O rápido crescimento no desenvolvimento de software brasileiro coloca o Brasil entre os três principais países com mais desenvolvedores de software no GitHub fora dos EUA. O país está atrás apenas de dois gigantes populacionais: Índia, que registrou mais de 2,5 milhões de novos usuários na plataforma, e China, com mais de 1,2 milhão de novos usuários.
"O desenvolvimento de software aqui é vasto e próspero, e o fato do Brasil ser uma das maiores comunidades globais no GitHub é uma prova disso. É importante para nós garantir que todas as pessoas desenvolvedoras tenham oportunidades iguais, conectividade e a melhor experiência possível, independentemente de onde estejam localizadas, e esse crescimento global que estamos vendo nos ajuda a continuar expandindo os limites da inovação de software", disse Julio Viana, gerente regional do GitHub no Brasil.
Outros países da América Latina registraram crescimento significativo, como Argentina, com crescimento de 41%, totalizando mais de 694 mil pessoas desenvolvedoras, Colômbia, crescimento de 33% com mais de 660 mil pessoas desenvolvedoras e Chile, que registrou crescimento de 27% com mais de 345 mil usuários. Com grandes economias, como o Brasil, e centros tecnológicos crescentes nos centros urbanos da Colômbia, a América do Sul tornou-se um centro populacional crescente para pessoas desenvolvedoras à medida que as empresas continuam investindo na região.