As especificações de referência para aquisição de switches de redes pelos órgãos do governo federal estarão em consulta pública até a próxima quinta-feira (13/12) no endereço www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica. O documento, elaborado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, propõe três categorias de especificações para switches: central de pequeno porte, central de médio porte e switch de borda.
Os fabricantes desses equipamentos, bem como todos os interessados, poderão fazer suas contribuições às especificações nessa consulta e durante a audiência pública que ocorrerá no dia 17 de dezembro, no auditório do Ministério do Planejamento, em Brasília.
A secretaria também disponibilizou as especificações para as estações de trabalho nas versões básica, padrão e avançada e também de notebooks em duas versões: uma que valoriza a questão da mobilidade, priorizando uma maior autonomia e leveza, e a outra que caracteriza-se por uma maior performance.
Esses documentos, já consolidados, estão disponíveis no portal de Tecnologia da Informação e Comunicação cujo acesso pode ser feito por meio do endereço www.comprasnet.gov.br.
O objetivo dos Padrões de Especificações de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), segundo o SLTI, é facilitar o processo de compra de computadores, melhorar a qualidade dos equipamentos adquiridos pelos órgãos públicos e racionalizar o uso dos recursos públicos. Também busca obter ganhos de escala e evitar falhas nos editais. Em um primeiro momento, essas especificações são utilizadas como referência pelo governo, sem obrigatoriedade.
Veja, a seguir, os tipos de switches que estarão em consulta pública:
? Switch central de pequeno porte, para redes de pequeno porte, não críticas, limitadas a 24 conexões entre pontos de concentração, servidores e roteador;
? Switch central de médio porte, para redes de médio porte, com necessidade de número de conexões superior ao anterior;
? Switch de borda de 24 ou 48 portas, com concentração das conexões do cabeamento secundário oriundas dos pontos de telecomunicações.