O que estamos fazendo hoje para garantir que as próximas gerações possam atender às suas necessidades? Nesse sentido é que o conceito de Sustentabilidade ganhou tanta evidência nos últimos anos, e também, me parece, com certa dosagem de Marketing, mas ao fim tudo vale se algo realmente for feito.
Tratar o tema, por ser muito abrangente, é bem complicado, afinal trata do princípio de que uma sociedade seja justa, tenha um sistema ambientalmente equilibrado e economicamente próspero. O tom parece político, mas se não dermos uma grande fatia de contribuição não serão nossos políticos que resolverão o problema.
Existe uma proposta de metas para fomentar o desenvolvimento sustentável estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Fechado em 2000, o acordo foi aprovado por 191 países, inclusive o Brasil, e prevê: fim da fome e da miséria, educação básica e de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhora da saúde das gestantes, combate a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Resolvi escrever esse artigo porque encontramos em nosso negócio uma forma de darmos alguma contribuição, reconheço que é pouco em face da grande necessidade de mudanças que precisamos, mas é algo para compensar a conta assustadora que nós do segmento de TI temos com o Meio Ambiente.
Em nosso negócio de Outsourcing de Impressão administramos mais de 30 milhões de páginas por mês, mas o que mais nos orgulha são as sete milhões de páginas que ajudamos nossos clientes a deixarem de imprimir todos os meses, graças a um programa sério de reeducação que implantamos. Estamos falando de mais de 500 árvores que não precisam ser derrubadas todos os meses e cada qual tem capacidade de absorver uma tonelada de dióxido de carbono durante sua vida. Além disso, conseguimos implantar, em parceria com alguns fabricantes, um programa abrangente de recolhimento dos insumos vazios (cartuchos e toners), estamos dando destino correto a materiais altamente poluidores que na mão de seus respectivos fabricantes têm um correto processo de reciclagem.
Nosso maior desafio quando oferecemos Outsourcing de Impressão é convencer o cliente que a redução de custos precisa ser tratada como conseqüência da redução de páginas e não simplesmente reduzir custos de forma imediata e a qualquer preço. Na grande maioria das vezes, o cliente pensa que está fazendo um bom negócio. Ledo engano, pois a economia artificial se torna ao longo do tempo mais cara não só para ele mas também para o Meio Ambiente, isso porque a tendência é o aumento do volume de impressão mensal. Para piorar a conta do Meio Ambiente, muitos prestadores de serviços se utilizam de suprimentos remanufaturados, sem nenhum controle de qualidade que garanta o processo.
Você pode sim dar sua contribuição, mas não deixe para amanhã ou para mais tarde, porque não há mais tempo.
Ricardo Collazo é Diretor Comercial das empresas de tecnologia do Grupo STAR.