O grupo HDI, especializado em automação de testes de software, anunciou que fechou a execução de um projeto piloto de análise de software para um dos maiores bancos canadenses, que terá início em janeiro de 2009. A empresa não revela, no entanto, o valor nem o nome da instituição financeira.
"Eles estiveram aqui há duas semanas para uma série de reuniões e de visitas a clientes. Já estamos trabalhando na prova de conceito e no início do ano nossa equipe seguirá para o Canadá", detalhou Luciana Paiva, gerente de marketing do grupo HDI.
Segundo a executiva, o ambiente econômico nos Estados Unidos já estava comprometido pela atual crise financeira, mas a empresa encontrou oportunidades efetivas de novos negócios, com a perspectiva de um cenário bastante promissor. Luciana ressaltou que tanto os executivos norte-americanos como os canadenses estão atentos à oferta de software e serviços brasileiros. "Principalmente quando eles podem contribuir para a redução de custos e para a melhoria de processos", completou Luciana.
O acordo, segundo ela, surgiu a partir de uma conversa no fim do mês de outubro, quando quatro empresas brasileiras de software participaram na cidade de Jacksonville, na Flórida, do Financial Technology Insight, o maior encontro de TI para o setor financeiro nos Estados Unidos.
Além do banco canadense, Luciana revelou que o grupo HDI está em estágio avançado de negociações com um conglomerado de bancos da região oeste dos EUA.
"O Financial Technology Insight foi uma oportunidade extremamente importante para que o Brasil, país com reconhecida expertise no setor bancário, apresentasse um portfólio de soluções inovadoras, seguras, respaldadas por grandes clientes nacionais e internacionais e com uma relação custo-desempenho extremamente competitiva", comenta Descartes de Souza Teixeira, assessor de planejamento e gestão da Softex. Para ele, o evento também permitiu ao país demonstrar como a TI brasileira pode auxiliar as companhias norte-americanas e canadenses a superarem os desafios do momento atual.
- Expansão de fronteiras