Nossa Caixa amplia capacidade da rede e economiza R$ 30 milhões

0

Desde 2007, o Banco Nossa Caixa passou a ser o único banco responsável pelo pagamento dos salários dos funcionários públicos estaduais de São Paulo, o que aumentou significativamente seu volume de transações. E, como o processo de fidelização dos novos clientes aumentou o volume de operações, o banco optou por investir em TI para reduzir o impacto e se preparar melhor para atender os clientes, porém sem realizar grandes investimentos em hardware e software.
Embora não informe o valor do aporte, a Nossa Caixa investiu em uma a solução que a partir de indicadores que passou a identificar a via de acesso com melhor tempo de resposta e menor custo para cada transação. A ferramenta adotada foi a Advisor for DB2, da Eccox, cuja característica é mapear o workload do banco de dados DB2, inclusive em horários de pico, "fotografando" a utilização dos recursos conforme as transações são executadas.
Após um rápido período de testes, a ferramenta da Eccox apontou que algumas transações on-line consumiam grande parcela dos recursos computacionais, chegando a um ponto de gargalo no horário de pico da semana crítica para o sistema bancário, dificultando o atendimento das solicitações provenientes dos diversos canais da rede. A implantação do projeto teve início em abril de 2007, com a prospecção e testes do produto, sendo concluído em fevereiro de 2008.
Com o mapeamento feito foi possível detectar e adequar as principais aplicações que estavam causando um elevado consumo de processadores, adiando a previsão de novas atualizações. Em um período de dois anos, a Nossa Caixa calcula que obteve uma economia da ordem de R$ 30 milhões, que seriam gastos em atualizações de processadores e licenças de software. Além disso, o banco registrou um aumento de 50% na capacidade de sua rede de atendimento.
"Houve um aumento da disponibilidade do ambiente, principalmente nos cinco primeiros dias do mês, melhorando a imagem do banco perante o cliente", comentou o gerente da Divisão de Suporte Tecnológico da Nossa Caixa, Koiti Kanazawa.
Segundo ele, isso vem se refletindo no processo de fidelização, uma vez que a rede agora suporta uma demanda maior de processamento, possibilitando à Nossa Caixa ampliar a oferta de novos produtos, com menor necessidade de atualizações e, conseqüentemente, aumentando a rentabilidade por cliente.
Do ponto de vista da área de TI, o projeto, segundo o banco, vem proporcionando melhores práticas e aprimorando a qualidade dos códigos das aplicações, com padronização e avaliação permanente. "Dessa forma, as áreas de produção e desenvolvimento estão convivendo de forma mais harmoniosa, dando mais estabilidade e segurança aos nossos profissionais de TI", afirmou Kanazawa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.