Desde 2007, o Banco Nossa Caixa passou a ser o único banco responsável pelo pagamento dos salários dos funcionários públicos estaduais de São Paulo, o que aumentou significativamente seu volume de transações. E, como o processo de fidelização dos novos clientes aumentou o volume de operações, o banco optou por investir em TI para reduzir o impacto e se preparar melhor para atender os clientes, porém sem realizar grandes investimentos em hardware e software.
Embora não informe o valor do aporte, a Nossa Caixa investiu em uma a solução que a partir de indicadores que passou a identificar a via de acesso com melhor tempo de resposta e menor custo para cada transação. A ferramenta adotada foi a Advisor for DB2, da Eccox, cuja característica é mapear o workload do banco de dados DB2, inclusive em horários de pico, "fotografando" a utilização dos recursos conforme as transações são executadas.
Após um rápido período de testes, a ferramenta da Eccox apontou que algumas transações on-line consumiam grande parcela dos recursos computacionais, chegando a um ponto de gargalo no horário de pico da semana crítica para o sistema bancário, dificultando o atendimento das solicitações provenientes dos diversos canais da rede. A implantação do projeto teve início em abril de 2007, com a prospecção e testes do produto, sendo concluído em fevereiro de 2008.
Com o mapeamento feito foi possível detectar e adequar as principais aplicações que estavam causando um elevado consumo de processadores, adiando a previsão de novas atualizações. Em um período de dois anos, a Nossa Caixa calcula que obteve uma economia da ordem de R$ 30 milhões, que seriam gastos em atualizações de processadores e licenças de software. Além disso, o banco registrou um aumento de 50% na capacidade de sua rede de atendimento.
"Houve um aumento da disponibilidade do ambiente, principalmente nos cinco primeiros dias do mês, melhorando a imagem do banco perante o cliente", comentou o gerente da Divisão de Suporte Tecnológico da Nossa Caixa, Koiti Kanazawa.
Segundo ele, isso vem se refletindo no processo de fidelização, uma vez que a rede agora suporta uma demanda maior de processamento, possibilitando à Nossa Caixa ampliar a oferta de novos produtos, com menor necessidade de atualizações e, conseqüentemente, aumentando a rentabilidade por cliente.
Do ponto de vista da área de TI, o projeto, segundo o banco, vem proporcionando melhores práticas e aprimorando a qualidade dos códigos das aplicações, com padronização e avaliação permanente. "Dessa forma, as áreas de produção e desenvolvimento estão convivendo de forma mais harmoniosa, dando mais estabilidade e segurança aos nossos profissionais de TI", afirmou Kanazawa.
- Infra-estrutura aprimorada