O mercado de publicidade on-line na América Latina deve movimentar US$ 2,6 bilhões em 2013, o que, se confirmado, representará um crescimento de 473,5% em relação aos US$ 549 milhões registrados neste ano, de acordo com estudo encomendado pelo Google à Pyramid Research.
Com isso, os anúncos na web serão responsáveis por 9% da receita total do mercado de publicidade em 2013, diante dos 2% atuais. O mercado total de publicidade na América Latina irá se expandir e deve alcançar o valor de US$ 31 bilhões em 2013, o que representa aumento de 129,1% ante os US$ 24 bilhões deste ano.
O volume de transações realizadas pela internet entre empresas e consumidores (B2C) está próximo dos US$ 13 bilhões, e a expectativa é de que registre crescimento de 33% nos próximos cinco anos, somando US$ 17,29 bilhões. O principal impulsionador dessa modalidade de negócio será o crescente número de usuários de internet e de vendas on-line, segundo a Pyramid.
Para dar uma idéia do potencial do mercado e de utilização da internet na América Latina, o estudo diz que o número de computadores instalados em 2013 deve ser de 200 milhões, com o domínio dos laptops, que devem ter uma expansão de 43% entre 2007 e 2013.
Já o número de usuários de internet em residências na região irá ultrapassar os 170 milhões em 2013, enquanto que o número dos internautas que fazem uso de computadores públicos irá superar os 111 milhões de pessoas. A esmagadora maioria dos usuários confiará mais nos serviços de banda larga e acessará a internet de locais diferentes.
- Anúncios na web