Nokia é a empresa de tecnologia mais 'verde', diz Greenpeace

0

A fabricante finlandesa de celulares Nokia ficou mais uma vez em primeiro lugar no ranking das empresas de tecnologia mais "verdes", elaborado anualmente pela organização não-governamental de proteção do meio ambiente Greenpeace. A lista avalia as atividades das maiores fabricantes de hardware do mundo a partir de tópicos como tratamento dado ao lixo eletrônico, emissão de gases causadores do efeito estufa, uso do plástico PVC e uso de fontes alternativas de energia na fabricação de produtos.
De acordo com o ranking, intitulado Guide do Greener Electronics, a Nokia foi a companhia que teve o melhor desempenho em todas as categorias, atingindo nota 7,5 numa escala que vai de 0 a 10. Segundo o Greenpeace, a fabricante de celulares é a que tem o melhor manejo de lixo eletrônico, já não usa mais o PVC em seus produtos desde 2005 e todos os lançamentos deste ano são livres de bromados, compostos químicos usados para retardar a propagação de chamas, considerados poluentes pela ONG. No entanto, a companhia não tem nenhuma política formal de restrição a essas substâncias para os próximos três a cinco anos, conforme manda o regulamento do ranking.
Em segundo lugar ficou a Sony Ericsson, com nota 6,9 e o melhor desempenho na restrição do uso de substâncias agressivas ao meio ambiente, como bromados e PVC, em seus produtos. A companhia também teve um bom desempenho no uso de fontes alternativas de energia, de acordo com o Greenpeace. A fabricante de equipamentos de rede, porém, ainda usa compostos de vinil em alguns de seus produtos.
A fabricante japonesa de videogames Nintendo ficou, mais uma vez, em último lugar no ranking. Segundo o Greenpeace, a companhia já declarou que vai parar de usar o PVC na fabricação de seus jogos, mas ainda não o fez e nem deu uma previsão de quando isso acontecerá. A fabricante de eletrônicos também teve desempenho pífio no descarte de lixo eletrônico, visto que a única iniciativa que tem é um pequeno programa de logística reversa nos Estados Unidos e no Canadá – o que não é suficiente para que o Greenpeace considere como política de descarte de lixo eletrônico.
O ranking classifica as empresas na seguinte ordem: Nokia, Sony Ericsson, Philips, HP, Samsung, Motorola, Panasonic, Sony, Apple, Dell, Sharp, Acer, Fujitsu, LG, Lenovo, Toshiba, Microsoft e Nintendo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.