A multinacional brasileira Exceda chega aos 10 anos de história e comemora os bons resultados alcançados. Em 2011, a especialista em soluções de web performance obteve crescimento de aproximadamente 70% em relação a 2010. Para 2012, a expectativa é atingir mais de 50%.
Segundo a empresa, os resultados positivos são fruto também da evangelização do mercado, um dos constantes desafios da empresa. "Há 10 anos, a internet no Brasil enfrentava problemas simples de performance, como permitir o startup de e-commerces e viabilizar o internet banking. Muito mudou nesse tempo, mas não a necessidade constante das empresas em ter condições de oferecer serviços de classe mundial a partir da internet, o que representa um desafio crescente”, diz Ricardo Couto, sócio responsável pela operação Exceda Brasil. “Hoje, temos no Brasil uma adoção expressiva de internet banking e comércio eletrônico, a maior entre os países da América Latina. Ainda, muitas pessoas assistem mais vídeos online do que na TV e o setor público utiliza a Internet intensamente para atendimento e divulgação de informações aos cidadãos. Temos orgulho de ser parte disso”, completa o executivo.
Com o mercado brasileiro mais consolidado e mais de 150 clientes em sua carteira, a empresa partiu, em 2011, para a expansão dos negócios na América Latina, em países como
Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México. Recentemente, instalou um escritório também em Miami (EUA). "Enquanto no Brasil temos como desafio oferecer cada vez mais serviços de valor agregado aos nossos atuais e futuros clientes, na América Latina ainda estamos nos estabelecendo e precisaremos repetir todo o ciclo de desenvolvimento do mercado. Entretanto, temos expertise, escala e o case Brasil como atalhos para esse novo desafio”, explica Claudio Baumann, sócio-fundador responsável pela operação América Latina. Na região, a empresa já conta com 25 clientes e a expectativa é que, em três anos, as operações internacionais da Exceda representem 25% da receita total da companhia.
No que diz respeito aos próximos passos, a empresa pretende fortalecer sua presença no mid-market (empresas médias), expandir o programa de canais, ampliar a oferta de novos de produtos e fortalecer a presença em mercados específicos, especialmente Financeiro e Governo. “Para isso, trabalhamos continuamente para mapear parceiros – fornecedores de tecnologias de aceleração, distribuição de conteúdo e segurança – que nos auxiliem a, juntamente com nossas soluções próprias e consultoria, oferecer um portfólio aderente às necessidades de cada cliente”, completa Claudio Marinho, sócio-fundador responsável pela operação EUA.
Paralelamente, a Exceda prepara-se para atender a elevada demanda dos grandes eventos esportivos que estão por vir – Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 –, que impactarão diretamente o tráfego de dados, com uma estimativa de aumento de 50 a 70% no volume de dados transmitidos via internet.
- Evolução