A fabricante chinesa de celulares e equipamentos de telecomunicações Huawei anunciou que planeja investir US$ 90 milhões na construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em Helsinki, na Finlândia. Inicialmente, a companhia contratará 30 funcionários, mas a previsão é chegar a mais de 100 empregados nos próximos cinco anos.
Segundo informa o site The Next Web, a Huawei planeja se concentrar no desenvolvimento de novas tecnologias para seus dispositivos móveis, buscando a evolução dos softwares para seus smartphones, tablets e outros equipamentos. "O ambiente inovador na Finlândia é um lugar ideal para a Huawei fortalecer suas capacidades em P&D para dispositivos móveis, criando oportunidades tanto para a companhia quanto para a indústria de telecomunicações finlandesa", disse Kenneth Fredriksen, vice-presidente da Huawei para Europa Central, Oriental e países nórdicos.
O novo centro de Helsinki será integrado ao centro da Huawei no Reino Unido, no qual a fabricante anunciou investimentos de US$ 2 bilhões nos próximos cinco anos, e ao centro de design e tecnologia na Suécia.