O caminho para uma lucrativa relação com o consumidor

0

A criação de experiências positivas visa formar um vínculo emocional entre o consumidor e o fornecedor. O objetivo é tornar consumidores satisfeitos em leais consumidores e consumidores leais em defensores entusiastas da marca ou produto. (satisfação, lealdade, defesa). O foco são os efeitos indiretos como a propaganda boca a boca.  O CEM (customer experience management, ou gerenciamento da experiência com o consumidor) objetiva integrar tantos canais de comunicação quanto possíveis: desde o desenvolvimento do produto, contatos iniciais com fornecedores, compra do produto ou serviço, o uso e manutenção do produto.

Como consumidores damos valor a soluções simples e práticas. Meras mensagens de marketing não são suficientes para atrair nossa atenção. Confiamos nas experiências dos outros e utilizando a Internet, se não conseguimos o que queremos vamos para a concorrência escolhendo uma marca, que excede nossas expectativas.

E como criamos estas surpreendentes expectativas? Evidentemente, através da comunicação: através de processos simples convenientes e amigáveis de venda em um comércio eletrônico ou oferecendo respostas a consultas online, respondendo rapidamente a demandas por e-mail, rede social ou chat bem como respondendo rápida e ativamente as reclamações recebidas.  

Diálogos envolventes, com tempo adequado de resposta

O atendimento por telefone vem sendo realizado de longa data e certamente continuará assim por mais muitos anos. Porém as comunicações com clientes por e-mail, chat e redes sociais esta crescendo em média 20 % ao ano. Mesmo assim, o potencial de otimização para o processamento de correspondência digital ou cartas convencionais permanece inexplorado pelas organizações.

O que falta é a automação e a abordagem administrativa que possa ser aplicada de forma eqüitativa em toda a gama de canais existentes entre os consumidores e uma organização. Para que isso aconteça é necessária uma plataforma centralizada de conhecimento e comunicação para gerenciar diálogos com os consumidores. A finalidade é identificar transações comerciais e encaminha-las no processo empresarial.

Com processos baseados em recursos de inteligência artificial (IA) esta plataforma determina o tempo ideal para o processamento de uma pergunta, quais as informações sobre consumidor e produto são necessárias para a transação, antes que estas sejam apresentadas ao agente selecionado, para este tipo de atendimento.

Abrindo espaço para o que interessa

Utilizando métodos da semântica, ontologia e IA, a plataforma centralizada tem condições de tirar conclusões ao processar as perguntas dos consumidores.  Denominado de Engenharia do Conhecimento Comum, trata-se de um ambiente de IA com habilidade de tomar decisões e realizar processos observando talentos humanos “especialistas em atendimento de clientes”. O objetivo é limitar as tarefas manuais e automatizar tarefas freqüentes e recorrentes na maior extensão possível.

Mais de 50 % das perguntas dos consumidores são respondidas nos websites integrados sem que haja nenhuma interação pessoa a pessoa. Pelo menos 15 % das perguntas são triviais e podem ser respondidas corretamente por sistemas. As últimas gerações de programas de atendimento conseguem responder consultas e casos específicos do consumidor. Assim, por exemplo, o cliente recebe uma resposta individualizada para uma certa pergunta (custo de um determinado seguro), sem que haja a necessidade de empregados intervirem passando por etapas de colar & copiar de um terceiro sistema.

O que é importante

Até agora focamos no que é necessário.  Porém, o importante na era do consumidor 2.0 é criar experiências de serviço.  Será necessário identificar aqueles consumidores que poderiam lhe causar severos danos de imagem e marca com depoimentos que possam fazer nas redes sociais ou internet. Por isso, avalie seu consumidor antes que ele o faça.

O próximo nível, portanto, é o de criar experiência de serviços determinando o valor individual de uma interação com o consumidor, por meio de recursos de SCS (social customer score, ou avaliação social do consumidor. Avaliando o status social do consumidor em comunidades online. O desafio é de criar e direcionar experiências de serviços com os consumidores, cuja lealdade nas redes sociais nos trarão o maior índice de recomendações.

Quando receber um e-mail o sistema deverá ser capaz de avaliar em tempo real se esta pessoa esta ligada a redes online.  O sistema avalia o SCS do cliente e sabe se o mesmo é importante formador de opinião. Neste momento, existe a possibilidade de surpreendê-lo com um telefonema, parte de uma campanha VIP, com objetivo de criar lealdade de marca e estreitar o relacionamento com este consumidor.

O sistema SCS visa a proteger e promover a marca da empresa na rede, executa análises, identificação, avaliação, classificação e direcionamento de resposta.

Experiências de serviços no mundo virtual

Os fundamentos e as ferramentas para atendimento das necessidades dos consumidores 2.0 existem. Como a maioria das transações de serviço já ocorrem online, a maneira como os consumidores são atendidos online tem o foco de construir uma relação de lealdade no momento ideal, quando estes consumidores percebem que estão conseguindo um benefício extra durante o momento que estão visitando o website.

Resumo

1. CRM Social: Construa os fundamentos para um sistema orientado para a valorização do consumidor;
2. Crie uma base de conhecimento centralizada: Qualquer experiência positiva depende da disponibilidade de conhecimento. Não só sobre o consumidor, mas também sobre produtos e serviços;
3. Livre escolha de canais: Ser capaz de trocar de canal de comunicação sem perder o conteúdo de um contato;
4. A voz do Consumidor: Escute ativamente o que os consumidores têm a dizer nas redes sociais e comece este processo agora de forma integrada;
5. Tome a iniciativa durante e após contato: Ofereça consultas online por bate papo, no momento que o consumidor esta no seu website, previna experiências negativas. Qualquer iniciativa inteligente durante ou após um contato é uma surpresa positiva para o cliente, que poderá recomendar o seu produto ou serviços para outros.

*Thomaz Alberto Schetty é sócio-diretor da ITyX Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.