A Kaspersky Lab está expandindo seu portfólio de produtos corporativos com o lançamento dos Serviços de Inteligência em Segurança, que visam agilizar o compartilhamento de informações sobre novas ameaças para transformar conhecimento em proteção para seus clientes. Voltados principalmente para as áreas de segurança de grandes corporações e empresas brasileiras de médio porte com alto grau de informatização, os serviços de inteligência contam com feeds de notícias sobre novas ameaças; relatórios de inteligência, treinamento; e programas de conscientização (educação) sobre segurança para profissionais e empresas especializadas.
Eles foram criados para atender às demandas de empresas, governos e organizações que precisam de soluções complementares para suas estratégias de defesa ou aquelas que precisam primeiramente sensibilizar funcionários, fornecedores e parceiros sobre a importância da segurança cibernética.
No Brasil, os principais mercados para estes serviços são os setores de serviços financeiros, companhias aéreas (programas de milhagem), operadores de telecomunicações, grandes corporações (de todos os setores) e médias empresas com alto grau de informatização, como varejistas eletrônicos.
"A experiência da Kaspersky Lab é conhecida por todos. Nos últimos quatro anos, fomos os primeiros a descobrir e combater importantes ataques virtuais direcionados e sofisticados. Para o lançamento dos Serviços de inteligência de segurança, também vencemos o desafio logístico. Por ser um produto feito sob medida e que está diretamente ligada à experiência e conhecimento de profissionais especializados, estamos muito orgulhosos de anunciar que nossos serviços de inteligência em segurança serão disponibilizados por nossa ampla rede de parceiros, da mesma forma que nosso portfólio corporativo de proteção digital. Lidamos diariamente com os aspectos mais complexos da tecnologia de segurança virtual e foi muito importante para nós garantir a disponibilidade desse produto para nossos clientes da forma mais simples possível", afirma Claudio Martinelli, diretor-geral da Kaspersky Lab no Brasil.
O executivo explica ainda que os serviços foram classificados em três categorias para melhor atender à necessidade das empresas. São elas: avaliação da segurança que visam prever os próximos ataques virtuais; treinamentos e educação para uma maior consciência dos riscos e como evitá-los; e serviços de inteligência que agiliza o compartilhamento de informações sobre novas ameaças.
Entre os serviços, um que ganha destaque é o programa de conscientização em segurança cibernética para os funcionários. Uma das previsões da Kaspersky Lab para 2016 alerta sobre o aumento dos golpes digitais híbridos, nos quais pessoas de dentro da empresa ajudam a infecção ser bem-sucedida, e um programa educacional é a melhor estratégia para colocar os funcionários como aliados da equipe de segurança.
Outros serviços relevantes para diversos segmentos do mercado brasileiro são os feeds de notícias sobre ameaças emergentes e os relatórios de inteligência. O primeiro envia alertas em tempo real sobre novas URLs e programas maliciosos, phishing e ameaças móveis para que a empresa possa atuar proativamente na proteção do seu negócio e clientes. Já os relatórios de inteligência são análises pontuais ou sob medida sobre ameaças sofisticadas que traçam um cenário específico para que as corporações possam definir suas estratégias de defesa ou usarem esse conteúdo como material de suporte para a área comercial.
"Verificamos uma importante mudança, principalmente nas grandes corporações, na qual as estratégias de segurança estão se adaptam rapidamente. As empresas entenderam que, antes de encararem os desafios de compliance e de prevenção contra ameaças, elas precisam de ferramentas e inteligência para identificar as possíveis ameaças – que estão cada vez mais complexas e direcionadas – e reduzir potenciais prejuízos. Nós acreditamos que compartilhar nossa inteligência em segurança de forma de serviços de segurança acessíveis e organizada e nossas soluções inovadoras e líderes de mercado é o caminho certo para melhorar a segurança nas empresas. O lançamento dos serviços de inteligência é o marco da nossa nova estratégia de negócios, que visa agilizar a transformação do conhecimento de segurança em proteção real para nossos clientes", destaca Veniamin Levtsov, vice-presidente de vendas corporativas da Kaspersky Lab.
Os Serviços de Inteligência de Segurança da Kaspersky Lab estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, 10, na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. Nos outros países da América Latina, alguns produtos estarão disponíveis mediante solicitação.