Atendimento por bots duplica na Black Friday e deve repetir performance no Natal

0

Os resultados finais da Black Friday no Brasil e na América Latina mostram que o e-commerce mantém sua importância no varejo, mesmo com a retomada das compras presenciais. E parte desse sucesso pode ser atribuído ao avanço dos bots nos serviços de atendimento  adotado pelos sites, redes sociais e aplicativos das lojas virtuais. Na plataforma da Botmaker, o número de visitas e geração de leads no período da Black Friday mais do que dobrou na edição deste ano no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e México. As empresas que contaram com robôs no atendimento personalizado registraram um crescimento de mais de 100% em contatos de consumidores, que geralmente resultam em vendas fechadas em sites, aplicativos das lojas, mensagens de WhatsApp e redes sociais. 

De acordo com pesquisa da consultoria norte-americana Gartner, feita em 2020, cerca de 30% de toda a navegação na web era feita apenas com comandos de voz. Outro estudo, desta vez da ComScore, mostra que 50% das buscas em sites de pesquisa serão feitas apenas com comandos de voz. A utilização dos chatbots traz uma série de benefícios para clientes e empresas, como a extensão de serviço principal da companhia, a redução de estresse dos atendimentos e a resposta instantânea e assertiva. E este movimento de crescimento e importância deve se estender como uma tendência até o Natal. 

Os robôs conversacionais, quando não concretizam a venda e recebem o pagamento, conseguem entregar para um humano um lead pronto para fechamento, e isso ocorreu muito durante a Black Friday. No final de ano o movimento tende a ser mais cadenciado, com o consumidor tendo mais tempo para realizar as pesquisas e para finalizar as compras. Mas a expectativa é que o mesmo comportamento se repita na semana anterior ao Natal, com as demandas de última hora. 

A edição deste ano da Black Friday encerrou as 48h monitoradas com um volume de 7,6 milhões de pedidos. O número é 0,5% inferior ao registrado no ano passado. Já o tíquete médio nacional das compras foi de R$711, 6,4% superior a 2020, também impactado pela alta dos preços. Somente no mês de outubro, os principais sites brasileiros de comercialização de produtos e serviços receberam um total 1,69 bilhão de acessos, aumento de 1,58% em relação ao mês anterior, mostra pesquisa da Conversion. 

Os bots utilizados para automatização de vendas, atendimento e suporte a clientes possuem tecnologia de atendimento avançada especializado em conversão em vendas para auxiliar na performance dos clientes. Para isso a programação dos bots faz toda a diferença. Especialmente em uma semana atípica como a Black Friday, na qual a velocidade e assertividade do atendimento contam muito para conquistar o consumidor e garantir a venda. 

A adoção da compra via robôs conversacionais é explosiva, mesmo com a retomada das vendas nas lojas físicas. A concretização das vendas nas lojas pode ocorrer após um atendimento que começa no virtual, com atendimento feito por bots de e-commerce. Isso demonstra que este modelo de atendimento e vendas tem se tornado mais humanizado, simpático, inclusivo e agradável de utilizar, na visão dos consumidores, e isso se transforma em conversão de vendas. 

As empresas de tecnologia que criam e administram bots para automatizar vendas, atender clientes e oferecer suporte interno cada vez mais desenvolvem e oferecem soluções customizadas de acordo com as necessidades dos clientes, e focadas em excelência e eficiência no atendimento. Os serviços são especializados para sites e mobile, via aplicativos dos clientes ou de redes sociais, utilizando as mais modernas ferramentas de inteligência artificial para melhor fluidez da comunicação entre empresas e seus públicos-alvo. E este modelo se apresenta como uma importante ferramenta para o futuro das relações de comércio com os consumidores, que buscam facilidades e atendimento personalizado e humanizado. 

Júlio Zaguini, CEO da Botmaker no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.