Desde 2022 a São Salvador Alimentos decidiu alavancar a sua capacidade competitiva e, para integrar todas as informações da empresa, escolheu o SAP S/4HANA para utilização no conceito "keep the core clean". O plano estratégico da companhia é dobrar o número de aves abatidas, chegando a 1 milhão por dia, além da capacitação para possíveis aquisições e IPO (Oferta Pública Inicial).
"Entendemos que para conseguirmos alcançar a nossa meta, é necessário investir em tecnologia e, é isso, que estamos fazendo no momento. Modernizando maquinário e atualizando todos os processos realizados pela empresa, em busca de uma otimização e maior automação", afirma o diretor de Tecnologia da Informação da São Salvador Alimentos, Kelson Alencar.
O SAP S/4HANA é um sistema de gestão empresarial integrado e que hoje abrange todas áreas de negócios da São Salvador Alimentos (SSA). Todos os departamentos da empresa passaram por algum impacto, direto ou indireto, com a implementação do ERP. Ao mesmo tempo, sempre existiu o zelo com a quantidade de informações que envolvem a cadeia produtiva no ramo da avicultura, além da seriedade com o compliance e ações de ESG da empresa.
"Atualmente, 77% da receita de transações financeiras que ocorrem no mundo passa pelo sistema SAP. Ou seja, o SAP é um dos ERP mais confiáveis e utilizados no mundo e está presente em mais de 180 países. Em ritmo de crescimento contínuo e sustentável, a SSA precisava adotar um sistema robusto, confiável internacionalmente e ágil para tomada de decisões e estar em linha com o que há de melhor no mercado e nas empresas em constante transformação e crescimento", ressalta Alencar.
Parceria Gateware
A parceria com a Gateware veio a partir de uma indicação. "Um dos pilares aqui dentro do projeto é a disciplina e, por isso, chegamos à conclusão de que seria melhor contratar uma consultoria especializada em GMO (Gestão de Mudanças Organizacionais) ao invés de apenas uma pessoa para atuar nesta linha de frente.
Por experiência, sei que é extremamente difícil implementar o SAP S/4HANA e cuidar da mudança organizacional. Nesse cenário, conhecemos a competência da Gateware e então fechamos o trabalho com a empresa para cuidar da parte de gestão de mudança organizacional durante o Projeto SSAP" explica o diretor de TI.
Levar uma solução tecnológica de ponta a uma empresa que estava há mais de 20 anos utilizando a mesma tecnologia é algo que mexe com processos e modelos de trabalho de muitas pessoas. Por isso, a mudança é um dos pilares fundamentais para alcançar o sucesso, especialmente na forma como as pessoas e setores interagem.
"A nossa cadeia avícola é extensa e mudar os processos requer um cuidado especial. Era certo que o impacto era muito grande e saber lidar com a parada do sistema por alguns dias era algo que nos preocupava. Foi aí que os impactos organizacionais foram trabalhados fortemente, apoiados com o plano detalhado de cutover estratégico construído em conjunto com a Gateware.", reforça Alencar.
A construção de um novo futuro
O SAP chegou para transformar a companhia e, por isso, um projeto com tamanha amplitude resulta em inúmeras mudanças. Para solucionar os desafios, foi criado um comitê de impactos organizacionais, com a execução realizada diretamente com a Gateware. "As metodologias e modelos de gestão de mudanças da Gateware nos ajudaram a direcionar qual seria o nosso novo modelo de trabalho, tanto com fornecedores, quanto com as áreas de negócio", enfatiza Alencar.
De acordo com o profissional, a parceria com a empresa de tecnologia trouxe uma visão diferente acerca da Gestão da Mudança, diminuindo os impactos organizacionais e em toda a cadeia produtiva. "O papel da Gateware foi significativo na condução da mudança na companhia, nos trazendo um olhar externo. Algumas vezes foi aportado um melhor entendimento ou percepção daquela situação e a Gateware nos mostrou e demonstrou áreas que nós precisávamos trabalhar e melhorar, trazendo novas metodologias", finaliza Kelson Alencar.