Ações antipirataria apreendem 900 mil CDs de software em 2006

0

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (ESA) divulgaram o resultado das ações de combate à pirataria realizadas durante 2006. De acordo com as entidades, o ano foi marcado por parcerias com o governo e a constante busca pela conscientização da população sobre os prejuízos causados pela pirataria.

Segundo o balanço, foram realizadas mais de 570 ações em todo o Brasil, que resultaram na apreensão de 900 mil CDs contendo programas piratas, além de 34 prisões em flagrante. Durante o ano também foram retirados do ar 264 sites que comercializavam softwares piratas e 54 anúncios destinados à divulgação do comércio de produtos ilegais. Além disso, foram removidos cerca de 29 mil anunciantes de sites de leilão, o que, no total, representa um aumento de 73% em relação a 2005.

Em 2006 as entidades registraram quase 27 mil contatos, por e-mail e por telefone, dos quais mais de 50% referiam-se a denúncias contra o comércio ou uso de programas piratas. Como conseqüência, a BSA enviou 5.135 notificações extrajudiciais às companhias infratoras.

A Abes ganhou destaque durante o ano ao realizar outras três ações totalmente diferenciadas. No primeiro trimestre, a associação lançou uma campanha publicitária com o tema "Não dê uma de Mané. Exija software original", veiculada pelas emissoras do SBT e da Rede Globo. A segunda ação foi o treinamento para policiais realizado no período de outubro a dezembro em dez cidades, em parceria com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNCP), órgão ligado ao Ministério da Justiça. Os quatro treinamentos realizados em São Paulo também contatam com o apoio do Comitê Inter-secretarial de Combate à Pirataria de São Paulo (CICP). Foram capacitados mais de 628 policiais e a expectativa é dar continuidade na ação em 2007.

"Todas essas ações tiveram como objetivo orientar a população, além de pequenos e médios empresários, quanto aos riscos e prejuízos causados pela pirataria. Percebemos um aumento significativo no número de denúncias na comparação com o ano anterior, o que reflete o aumento da conscientização da população e dos meios de comunicação quanto aos males causados pela prática ilegal de pirataria de software", conta Emílio Munaro, coordenador do Grupo Antipirataria da Abes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.