A Softtek, fornecedora de serviços de nearshore (a partir de países próximos), anunciou que o Brasil será base da empresa para oferta de serviços SAP para todo o mundo. O objetivo é empregar a expertise da equipe brasileira, responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos SAP, em conjunto com os Global Delivery Centers localizados no México e Espanha, para atender os mercados dos EUA, América Latina e Europa.
O ambiente SAP corresponde hoje a U$ 35 milhões, cerca de 25% do faturamento global da Softtek. Com o conhecimento acumulado pela subsidiária brasileira em mais de 9 milhões de horas em projetos de implementação, a previsão é que neste ano serviços SAP cheguem a U$ 50 milhões. ?Para isso, estaremos incorporando 200 novos consultores SAP no Brasil e reforçando a nossa equipe no México. Já estamos planejando em conjunto com uma universidade mexicana a formação de novos consultores?, afirma Miguel Saldívar, diretor executivo da Softtek.
?Temos hoje um modelo maduro de serviços chamado Nearshore Services, o qual está funcionando com sucesso em várias das maiores empresas da lista Fortune 50. Esse modelo, que combina o melhor dos procedimentos CMMi, ISO e a metodologia Six Sigma com um padrão de comunicação que reflete processos em tecnologia, está aliado a capacidade inovadora e custos competitivos de mão de obra dos profissionais latinos, nos conferindo uma vantagem competitiva enorme?, afirma Saldívar. ?Um ótimo exemplo disso é o projeto que a Softtek executa hoje apoiado no conceito de equipes on e offsite, ou seja, parte no Brasil e parte na Escócia, para uma empresa global do ramo de turbinas aéreas?, enfatiza.
A Softtek conta na América Latina com mil consultores especializados em tecnologia SAP (R/3 e NetWeaver). Para prover serviços em escala global a partir do Brasil, Saldívar diz que a empresa investiu na qualificação e retenção de seus colaboradores, sendo hoje uma das empresas de tecnologia com um dos menores índices de turnover do mercado brasileiro.