Em uma clara demonstração do ganho de competitividade das empresas brasileiras de TI, a Halógica Tecnologia, uma jovem integradora mineira de TI e telecom, sediada em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, acaba de ser anunciada como a nova fornecedora de serviços de suporte técnico e manutenção da rede corporativa de dados da Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig), que reúne as empresas Cemig Geração e Transmissão e Cemig Distribuição, em substituição à IBM, que detinha o contrato nos últimos cinco anos.
Pelos termos do contrato, a Halógica prestará serviços de manutenção de rede, respondendo pelas operações de mais de 1,3 mil equipamentos, entre switches, roteadores etc., distribuídos na capital mineira e pelo interior do estado. Além dos processos de manutenção, a integradora vai prestar serviços de consultoria para otimização da rede corporativa da empresa ao longo dos próximos três anos.
Segundo Vanderson Sena, diretor comercial da Halógica, apesar de ser considerada uma novata em um mercado disputado por grandes fornecedores, a empresa se preparou para conquistar contratos dessa magnitude com maturidade e consciência. ?Investimos na estruturação de nossas operações, fortemente direcionada ao cliente, o que nos trouxe certificações como o Gold Certified Partner, da Cisco, e a ISO 20.000. E foram essas credenciais que abriram à Halógica a possibilidade de participar do processo de seleção de um fornecedor de TI para a Cemig, disputado por grandes empresas internacionais.?
De acordo com Sena, foi um exaustivo leilão com 82 lances até sua finalização. ?Nós acreditávamos que teríamos condições de vencer, como aconteceu. Temos um modelo operacional que permite entregar serviços com classe mundial e com uma abordagem que realmente torna a TI estratégica para a organização, como é a tendência das empresas de visão global no mundo todo?, assinala.
Lançada em maio deste ano, a Halógica Tecnologia traz consigo 16 anos de experiência de mercado e é hoje uma das poucas integradoras brasileiras a deter a certificação ISO 20.000 ? ela foi a primeira da América Latina a obter este selo.
Com a maior parte do controle acionário nas mãos do governo de Minas Gerais, a Cemig atende mais de 6 milhões de consumidores, em mais de 5 mil localidades daquele Estado. Considerada uma empresa modelo do setor de energia, a companhia tem ações negociadas na Bolsa de Nova York, onde foi premiada recentemente pela transparência na condução de seus negócios e relacionamento com acionistas. Em 2005 a empresa apresentou um faturamento superior a R$ 11 bilhões.