Com o propósito de fortalecer ainda mais o trabalho junto à Intel e contribuir para o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem, a Mandriva Conectiva, desenvolvedora de software baseado em Linux, está participando do projeto Classmate PC, que reúne empresas de tecnologia para produzir um computador portátil direcionado aos estudantes de ensino fundamental e médio de países em desenvolvimento.
A Mandriva Conectiva já está trabalhando em conjunto com a Intel há cerca de oito meses na adaptação de seu sistema operacional para notebook e também na integração de drivers e sistemas especialmente desenvolvidos para esse projeto. O Classmate PC será produzido no Brasil e deve ser lançado ainda neste trimestre. Posteriormente, as máquinas com Mandriva Linux 2007 também devem ser disponibilizadas para outros países em desenvolvimento, como México e Índia, já que a desenvolvedora atua em mais de 150 países em todo o mundo, com um sistema operacional que suporta cerca de 70 idiomas.
O Classmate PC pesa apenas 1,3 kg e sua configuração inclui processador Celeron-M 900 MHz, 256 MB de memória DDR2 mais 1 GB ou 2 GB de memória flash e duas portas USB, além de tela de cristal líquido (LCD) de sete polegadas, rede wireless e teclado à prova d'água. O sistema operacional Mandriva Linux 2007 fornecido com a máquina já vem com diversos aplicativos de internet, escritório e multimídia, além de outros drivers exclusivos desenvolvidos pela Intel que visam maior interação no processo educativo em sala de aula.
"Esse projeto reforça o nosso comprometimento no desenvolvimento de tecnologias em conjunto com a Intel", explica Paul Guillet, gerente geral da Mandriva Conectiva. "Não pensamos duas vezes para participar de uma iniciativa que visa o uso da tecnologia para auxiliar a formação escolar das crianças brasileiras."
Até o fim de março, cerca de 800 máquinas devem ser cedidas para escolas públicas selecionadas pelo governo federal para testes iniciais e, no segundo semestre, os Classmate PCs já estarão disponíveis para serem vendidos às escolas brasileiras.