A Aruba Networks, fabricante de dispositivos de conectividade para redes Wi-Fi, anunciou que está em negociações para comprar a AirWave Wireless, fornecedora de software para pontos de acesso sem fio. A Aruba quer pagar US$ 37 milhões pela empresa, mas mesmo que consiga fechar a transação ela ainda terá um grande desafio pela frente: enfretar a resistência de fabricantes que utilizam as soluções da empresa, como HP, Juniper Networks, Avaya, Colubris Networks, AirMagnet e IBM Tivoli Software.
"O gerenciamento tem sido o calcanchar-de-aquiles para muitos fornecedores", disse Roger Hockaday, chefe de marketing da Aruba. "Tem havido um foco sobre controladores e desenho de rede, e não sobre a elaboração de relatórios e diagnósticos." Ele cita como exemplo a HP e a Juniper que utilizam o software da AirWave para impulsionar suas linhas de produtos wireless LAN (WLAN). Além disso, diz que a HP reempacotou versões da tecnologia da Motorola/Symbol Technologies e deu-lhes características comparáveis as dos sistemas especialistas da Aruba.
Segundo ele, a maioria dos clientes da AirWave, no entanto, usam access points Cisco standalone access points, e a Aruba tem utilizado o sistema da AirWave há mais de um ano. "Podemos estender a vida de um ponto de acesso por pelo menos dois anos e dar às empresas uma forma mais suave para fazer o upgrade", afirma Hockaday.
De acordo com o executivo não se trata de assumir a AirWave e tornar seus produtos Aruba. ?Queremos ser o líder no multifornecimento de redes. E temos o compromisso de expandir o número de produtos apoiados na plataforma da AirWave. Haverá alguns clientes para Aruba, que irá vender apenas o software?, disse Hockaday numa tentativa de tranqüilizar os parceiros da AirWave. Resta saber como eles reagirão, de fato, se a transação for concretizada.