Projeto de assinatura digital ganha contribuição de universidades

0

Projeto Normalização de Padrões de Assinaturas Digitais na Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) deve ser revisado até o fim deste mês. O trabalho está sendo realizado por quatro alunos de mestrado, sendo dois da Universidade Federal de São Carlos (SP) e dois da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a revisão vai servir como material de estudo para o mestrado dos bolsistas.

O projeto foi consolidado pela coordenadora geral de Normalização e Pesquisa do ITI, Viviane Bertol. Ela também coordena o Grupo de Trabalho Assinatura Digital que elaborou, durante 2007, normas que dão uma visão geral da assinatura digital no âmbito da ICP-Brasil, além de políticas-padrão, requisitos mínimos e técnicos no formato CMS (Cryptographic Message Syntax). O objetivo é regulamentar os padrões para o formato que deverão ter as assinaturas digitais.

Esses documentos estão sendo trabalhados pelo grupo de alunos de mestrado. As universidades firmaram convênio com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), que fornece as bolsas de estudo. Para Viviane, a experiência é importante porque os alunos vão poder ter contato com pessoas de empresas que desenvolvem sistemas voltados para a assinatura digital, bem como para preservação de documentos eletrônicos a longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.