Projeto Normalização de Padrões de Assinaturas Digitais na Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) deve ser revisado até o fim deste mês. O trabalho está sendo realizado por quatro alunos de mestrado, sendo dois da Universidade Federal de São Carlos (SP) e dois da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a revisão vai servir como material de estudo para o mestrado dos bolsistas.
O projeto foi consolidado pela coordenadora geral de Normalização e Pesquisa do ITI, Viviane Bertol. Ela também coordena o Grupo de Trabalho Assinatura Digital que elaborou, durante 2007, normas que dão uma visão geral da assinatura digital no âmbito da ICP-Brasil, além de políticas-padrão, requisitos mínimos e técnicos no formato CMS (Cryptographic Message Syntax). O objetivo é regulamentar os padrões para o formato que deverão ter as assinaturas digitais.
Esses documentos estão sendo trabalhados pelo grupo de alunos de mestrado. As universidades firmaram convênio com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), que fornece as bolsas de estudo. Para Viviane, a experiência é importante porque os alunos vão poder ter contato com pessoas de empresas que desenvolvem sistemas voltados para a assinatura digital, bem como para preservação de documentos eletrônicos a longo prazo.