Sindicato quer implantar certificação digital em laboratórios

0

A implantação de assinatura digital nos laudos laboratoriais é um dos objetivos do Sindicato dos Laboratórios de Patologia, Pesquisa e Análise Clínicas de Minas Gerais (Sindlab), entidade que representa cerca de 1,5 mil laboratórios privados e públicos no estado. Os sistemas de informação dos laboratórios estão defasados, por isso há grande interesse na certificação digital para garantir segurança das operações realizadas via internet.

O presidente do Sindlab, Humberto Marques Tibúrcio, se reuniu na última quarta (9/1) com o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, e a coordenadora geral de Normalização e Pesquisa, Viviane Bertol. Ficou acertado que em fevereiro o ITI realizará, em parceria com outras entidades, uma oficina em Belo Horizonte para apresentar o sistema da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) aos profissionais da área.

Também foi discutido na reunião o fato da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criarem resoluções que obrigam o uso dos certificados digitais pelos laboratórios. A ANS, por exemplo, já implantou o TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar), programa que determina os padrões e as regras para fazer o registro e intercâmbio de dados entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços da área.

A renovação das carteiras profissionais também ganhou destaque na reunião. Os conselhos de farmácia, medicina e biomedicina emitem essas carteiras, que se fossem documentos eletrônicos permitiriam a assinatura digital de laudos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.