A Alcatel-Lucent anunciou nesta segunda-feira, 11, a criação de um consórcio global com o objetivo de criar tecnologias para possibilitar o desenvolvimento de redes de comunicações mil vezes mais eficientes em termos energéticos do que as atuais. O projeto está sendo conduzido por seu laboratório de pesquisas Bell Labs.
Batizado de Green Touch, o consórcio reúne grandes companhias da indústria de telecom, como AT&T, China Mobile, Portugal Telecom, SwissCom, Telefonica, Alcatel-Lucent Bell Labs, Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT), Freescale Semiconductor, além de laboratórios de pesquisas acadêmicos e governamentais.
Segundo a empresa francoamericana, uma redução de mil vezes é aproximadamente equivalente à capacidade de fornecer energia às redes de comunicações mundiais, incluindo a internet, durante três anos, utilizando a mesma quantidade de energia para fazê-las funcionar por um dia, com os atuais níveis de consumo.
A meta é inventar e colocar à disposição novas abordagens de eficiência energética, as quais estarão no cerne das redes sustentáveis nas próximas décadas. Com o seu lançamento, o consórcio também fez um convite aberto a todos os membros da comunidade de tecnologia da informação e comunicações (TIC) para se juntarem ao projeto.
- Meio ambiente