Mal foi lançado, o novo celular da Google, batizado de Nexus One, já recebe críticas. A principal vem dos desenvolvedores de aplicativos, que reclamam do fato de a Google ainda não haver disponibilizado um SDK (software development kit) para a versão 2.1 do sistema operacional Android, presente no aparelho. Resultado: alguns aplicativos para versões anteriores do Android não estão funcionando corretamente no Nexus One. A justificativa apresentada pela Google é de que as diferenças na 2.1 seriam pouco significativas.
Na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), a reclamação levantada sobre o Nexus One traz à tona o problema da fragmentação do Android: há muitas versões do sistema, cada uma em um aparelho diferente e requerendo um SDK distinto.
Além da falta de um SDK para a nova versão, o site destaca em matéria publicada nesta segunda-feira, 11, que houve reclamações de consumidores sobre dificuldade de acesso a redes 3G com o Nexus One, informações confusas quanto aos preços na oferta para clientes da T-Mobile e dificuldade em se conseguir ajuda no helpdesk.
- Handsets