Começa no próximo dia 17 a troca da cédula de identidade (RG) pelo novo cartão do Registro de Identidade Civil (RIC), que é composto por um chip que guardará todas as informações de identificação do cidadão. As pessoas selecionadas para o projeto piloto serão convocadas por carta a partir desta semana.
De acordo com o Ministério da Justiça, os habitantes de Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a receber as cartas. As cidades de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) também fazem parte do projeto piloto, e o início da convocação ocorrerá ainda neste primeiro semestre.
A nova identidade foi lançada em dezembro do ano passado, mas o período de transição de governo atrapalhou o início do processo de troca. Segundo o Ministério da Justiça, os cartões das pessoas selecionadas já estão prontos, pois foram feitos com base nos cadastros repassados pelos estados.
O ministério também informou que os cidadãos escolhidos para a troca do documento foram selecionados aleatoriamente pelos estados. A estimativa é que este ano 2 milhões de carteiras de identidade sejam substituídas pelo RIC, um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que incluirá informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados.
O Ministério da Justiça estima que a substituição da carteira de identidade será feita, gradualmente, ao longo de dez anos. A emissão do RIC neste ano será custeada pelo ministério, por isso, a pessoa não precisará pagar pela troca. Segundo o órgão, o investimento no primeiro ano será de cerca de R$ 90 milhões. Com informações da Agência Brasil.
- Identidade