Ex-CEO do Google pede o fim das barreiras à internet na Coreia do Norte

0

O ex-CEO e atual presidente do conselho de administração do Google, Eric Schmidt, pediu ao governo da Coreia do Norte que derrube as barreiras para o acesso à internet do país, sob o argumento de que isso poderá contribuir para impulsionar a economia local, que passa por sérias dificuldades.

A internet na Coreia do Norte só pode ser acessada por membros do governo, militares e universidades, de acordo com Schmidt. E, mesmo assim, seu uso é monitorado pelas autoridades. Além disso, as redes de celulares do país não trafegam dados da internet, o que significa que a web também não pode ser acessada em telefones celulares e outros dispositivos móveis.

De acordo com The Wall Street Journal, o CEO do Google declarou que a viagem foi "uma visita privada à Coreia do Norte para falar sobre a internet livre e aberta" e que os oficiais do país pareceram receptivos à mudança. "À medida que o mundo está cada vez mais conectado, a decisão deles de ser praticamente um país isolado afeta muito seu mundo físico", disse Schmidt ao retornar da viagem de três dias, acrescentando a posição de isolamento  “tornará mais difícil a recuperação econômica do país”.

Questionado sobre as intenções do Google na Coréia do Norte, Schmidt respondeu que o governo precisa, em primeiro lugar, abrir sua internet, para depois a empresa pensar sobre negócios no país.

Também esteve na viagem o ex-governador do Novo México e ex-embaixador dos EUA na Organização das Nações Unidas, Bill Richardson, que descreveu as discussões sobre tecnologia com os norte-coreanos como as conversas mais produtivas da viagem, sem fornecer mais detalhes. O ex-diplomata ressaltou que houve pouco progresso nas negociações sobre questões militares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.