Robótica móvel: por que a ABB comprou a Sevensense?

0

A ABB anunciou nesta quinta-feira, 11, que adquiriu a startup suíça Sevensense, fornecedora de tecnologia de navegação de visão 3D habilitada para IA para robôs móveis autônomos (AMRs). A Sevensense foi fundada em 2018 como um spin-off da Universidade Técnica Suíça, ETH Zurich.

Sami Atiya, presidente da Abb Robótica e Automação Discreta, informa que a transação marca um passo significativo em direção à nossa visão de um local de trabalho onde robôs habilitados para IA auxiliam as pessoas, atendendo às necessidades de nossos clientes por maior flexibilidade e inteligência em meio à escassez crítica de mão de obra qualificada. "Cada robô móvel, equipado com visão e IA, escaneia uma parte única do edifício; coletivamente, esses robôs complementam a visão uns dos outros para formar um mapa completo, permitindo-lhes trabalhar de forma autônoma em um ambiente em rápida mudança."

A aquisição segue o investimento minoritário da ABB na Sevensense depois que ela se juntou ao ecossistema de inovação da empresa em 2021, mesmo ano em que a ABB adquiriu a ASTI Mobile Robotics. Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados. Seguindo projetos piloto de clientes nas indústrias automotiva e de logística, a ABB integrará a tecnologia da Sevensense ao portfólio AMR da empresa, oferecendo uma combinação inédita de velocidade, precisão e carga útil.

A expectativa é que o mercado de robôs móveis cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 20% até 2026, de US$ 5,5 bilhões para US$ 9,5 bilhões, e a tecnologia de visão 3D alimentada por IA da ABB está na vanguarda dessa expansão.

A tecnologia de navegação pioneira da Sevensense combina IA e visão 3D, permitindo que os AMRs tomem decisões inteligentes, diferenciando entre objetos fixos e móveis em ambientes dinâmicos. Uma vez guiados manualmente, os robôs móveis com tecnologia Visual Simultaneous Localization and Mapping (Visual SLAM) criam um mapa que é usado para operar de forma independente, reduzindo o tempo de comissionamento de semanas para dias e permitindo que os AMRs naveguem em ambientes altamente complexos e dinâmicos ao lado de pessoas.

Os mapas são constantemente atualizados e compartilhados por toda a frota, oferecendo escalabilidade instantânea sem interromper as operações e maior flexibilidade em comparação com outras tecnologias de navegação.

Hoje, esta tecnologia de navegação baseada em IA já está transformando os setores da produção automóvel e da logística, agregando valor por meio de operações mais rápidas e eficientes. Para o fabricante automotivo Ford, os AMRs da ABB, com Visual SLAM habilitado, gerarão ganhos de eficiência em locais de produção nos Estados Unidos, enquanto a Michelin utilizará a tecnologia na intralogística em sua fábrica na Espanha. Outros fabricantes automóveis irão implementar a tecnologia no Reino Unido, Finlândia e Alemanha.

"Oferecendo mais autonomia e inteligência cognitiva, a tecnologia exclusiva da ABB, comprovada no mercado, abre caminho para uma mudança de linhas de produção lineares para redes dinâmicas. Os AMRs inteligentes navegam de forma autônoma até as células de produção, rastreando o estoque à medida que avançam e compartilhando essas informações com outros robôs, enquanto colaboram com segurança lado a lado com os humanos", disse Marc Segura, presidente da Divisão de Robótica da ABB. "Com a aquisição da Sevensense, a ABB se torna líder em AMRs de próxima geração, oferecendo Visual SLAM em Robôs Móveis Autônomos, juntamente com um portfólio integrado que abrange robôs e soluções de automação de máquinas, todos gerenciados por nosso software de criação de valor."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.