Os internautas americanos assistiram mais de 10 bilhões de vídeos online em dezembro do ano passado, segundo o estudo Vídeo Metrix da comScore. De acordo com a consultoria, o número representa um recorde histórico desde que ela começou a rastrear o consumo de vídeo online nos EUA.
O líder no ranking disparado foi o Google, considerando os sites de compartilhamento de vídeos próprios ? inclusive o YouTube ? e de parceiros, que contribuíram para que ampliasse sua participação no mercado e cujos vídeos foram vistos por quase um a cada três internautas.
O Google ficou com 32,6% de todas as visitas a sites de vídeo (equivalente a 3,3 bilhões de vídeos visualizados na internet), o que representou um ganho 1,3 pontos de participação em relação ao mês anterior. Em segundo lugar veio a Fox Interactive Media com 3,5% (358 milhões de vídeos). O YouTube.com ficou apenas em terceiro lugar, com 3,4% (340 milhões), seguido pelo Viacom Digital, com 2,3% (238 milhões).
O Google foi também o que obteve a maior audiência de vídeo online, com 79 milhões de visitantes únicos, seguido, novamente, pela Fox Interactive Media com 43,9 milhões de usuários únicos e Yahoo, com 38,2 milhões.
De acordo com a pesquisa da comScore, 77,6 milhões de internautas assistiram 3,2 bilhões de vídeos no YouTube.com, o que da uma média de 41,6 vídeos por usuário, enquanto 40,5 milhões assistiram 334 milhões de vídeos no MySpace.com (8,2 vídeos por usuário). No total, os internautas assistiram uma média de 3,4 horas (203 minutos) de vídeo online durante o mês de dezembro, o que representa um aumento de 34% desde o início de 2007.
?Com a greve dos roteiristas de TV e cinema nos Estados Unidos e a falta de novos episódios de TV, os telespectadores passaram a buscar alternativas de conteúdo", avalia Erin Hunter, EVP de mídia e entretenimento da comScore. "Parece que o vídeo online ajudou a preencher esse vazio.?