Mais de 50 mil assinantes já utilizam redes 3G HSDPA na América Latina, aponta estudo

0

Com o lançamento do serviço HSDPA pela mexicana Telcel esta semana, a América Latina passa a contar com 17 operadores de telefonia móvel que oferecem o sistema de terceira geração (3G) em dez países, contando com 50 mil assinantes, de acordo com dados da 3G Americas, organização internacional que tem como propósito promover a implantação da tecnologia GSM e suas evoluções.

Segundo a empresa de pesquisas e análise de mercado Telecoms & Media, globalmente o número de assinantes de serviços UMTS/HSDPA atingiu 200 milhões em 2007, o que significa que dois em cada três novos celulares utilizam a tecnologia. Para este ano, as estimativas da empresa são de 330 milhões de assinantes até o fim de dezembro, sendo 5 milhões na América Latina e no Caribe.

Os serviços 3G da Telcel serão oferecidos inicialmente em quatro cidades mexicanas. Mas a operadora tem planos de aumentar a cobertura do serviço para outras nove cidades, em um total de 13 na primeira fase de implementação. Com o lançamento desses serviços no México, a América Movil, controladora da Telcel, passa a contar com oito redes UMTS/HSDPA na América Latina, operadas pela CTI da Argentina, a Claro do Brasil, a Claro do Chile, a Comcel da Colômbia, a Claro de El Salvador, a CTI do Uruguai e a CTI do Paraguai.

No mundo, 276 operadoras planejam, estão implementando ou testando redes UMTS, entre as quais 208 redes comerciais já estão disponíveis em 87 países, segundo a 3G Americas. Mais de dois terços dessas redes já foram atualizadas com o HSDPA e a implementação do HSUPA (High Speed Uplink Packet Access), o próximo passo nessa evolução, que já utilizado em 27 redes em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.