A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, sofreu uma interrupção com grau de severidade considerado crítico na tarde desta a segunda-feira (11/2) que deixou os usuários sem acesso sem fio ao e-mail. A empresa notificou os clientes da interrupção através de um e-mail. "Esta é uma notificação de emergência relativa à interrupção da infra-estrutura de e-mail do BlackBerry", disse o gerente de suporte da RIM, Bryan Simpson, no e-mail enviado a grandes clientes da empresa.
Na mensagem, a empresa admite que a parada afetou os negócios de clientes e usuários da rede nas Américas, mas não forneceu nenhuma informação sobre a causa do problema, quando o serviço seria restabelecido e quantas pessoas foram afetadas.
O problema ocorreu por volta das 17h30 (cerca de 20h30 no horário de Brasília), mas a RIM somente notificou os clientes mais de uma hora depois. Alguns deles disseram que alguns e-mails foram chegando de forma muita lenta. Outros, no entanto, continuaram sem serviço e só puderam se informar sobre o problema quando acessaram o e-mail no desktop.
De acordo com o vice-presidente sênior de consultoria estratégica da AR Communications, Carmi Levy, a confiabilidade do serviço é uma preocupação séria para empresas como a RIM, porque os problemas se tornaram rotina, o que pode afastar atuais e potenciais clientes. "É um grave e crescente problema", disse ele, acrescentando que enormes falhas como essa podem se tornar um grande calcanhar-de-Aquiles para RIM.
Em abril do ano passado já havia ocorrido uma enorme interrupção dos serviços do BlackBerry em toda a América do Norte, deixando milhares de usuários sem acesso sem fio a e-mail.
Segundo ele, executivos, políticos, advogados e outros profissionais contam com o BlackBerry para garantir a sua capacidade para enviar e-mails, mas ele está ser tornando cada vez mais instável.