A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) colocou à disposição em seu site (www.fnq.org.br), para download gratuito, dois softwares por meio dos quais empresários e os empreendedores podem ter noção do estágio em que se encontra a gestão de seu negócio e obter indicações sobre os rumos que devem seguir. A FNQ optou por criar dois sistemas distintos, um deles direcionado especialmente para micro e pequenas empresas, que costumam aplicar modelos mais simples de gestão.
Destinada a organizações de todos os portes, a ferramenta Desafio da Excelência ? inovando processos gerenciais foi concebida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Por meio dela, segundo a FNQ, é possível fazer um mapeamento da empresa, traçar seu perfil e analisar os aspectos gerenciais a partir dos oito critérios indicados pelo Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ. São eles: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas e processos e resultados.
Especialmente voltada para micro e pequenas empresas, a segunda ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Sebrae, o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o grupo Gerdau. Ela utiliza os mesmos parâmetros do Prêmio de Competitividade do Sebrae e é indicada também para organizações do terceiro setor.
O manuseio de ambas as ferramentas é simples. O usuário baixa e instala gratuitamente o software que mais se adequar ao seu negócio e preenche os campos indicados. Ao final das respostas, o próprio software gera dados que indicam o estágio de maturidade gerencial da empresa e os itens em que ela precisa melhorar. Quem optar pelo Desafio da Excelência pode ainda enviar o relatório para a FNQ e receber de volta um comparativo que mostra o estágio de gestão da organização em relação à média do seu mercado. Essa comparação é feita a partir das experiências registradas em um grande banco de dados mantido pela FNQ.