Para não cometer erros e garantir a continuidade do negócio, com a mudança do data center de espaço físico, GE Money, braço do grupo General Electric na área financeira, que oferece, entre outros produtos, crédito pessoal, contratou no ano passado a TecnoComp, empresa brasileira de prestação de serviço de TI sob demanda, para executar a movimentação do seu data center instalado no prédio da Brasil Telecom, em São Paulo.
O projeto, que começou em julho do ano passado, seguiu as etapas de levantamento dos dados para elaboração da proposta técnica e comercial; inventário e documentação dos servidores, ativos, softwares e periféricos; apresentação do plano de mudança, análise de riscos, contingências de software, hardware, backup, logística e segurança da mudança; plano piloto da mudança; realização do shutdown dos sistemas, transporte e instalação do novo ambiente; e elaboração do "as built" do novo data center.
A preparação e a documentação completa durou cerca de 30 dias. A movimentação do data center ocorreu durante um final de semana e contou com a participação de 20 especialistas. No fim de semana foram realizados também os procedimentos de reorganização do ambiente, certificação e padronização de cabeamento, reaproveitamento de espaço nos racks, suporte técnico após mudança entre outras ações.
Esse é o principal data center da GE Money, que é acessado por cerca de 90 lojas, espalhadas por todo o Brasil. "Inicialmente pensávamos que era impossível fazer a mudança de data center em uma 'janela' só, mas depois que conversamos com a empresa percebemos que era possível. Isso porque eles fizeram um planejamento minucioso baseado em metodologia, documentação e mapeamento, e todas as nossas expectativas foram superadas", explicou o líder do projeto do GE Money, Humberto Resende.
- Reorganização eficiente