A mudança nas infraestruturas de TI com a expansão da virtualização e do conceito de cloud computing (computação "em nuvem") também está se refletindo na maneira como se comercializa software, levando um grande número de fornecedores a abraçar a modalidade de venda de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês).
A mais recente integrante do clube é a SolidWorks, fornecedora mundial de tecnologia para CAD 3D que também oferecerá seus softwares de CAD no modelo SaaS para seus clientes, embora tenha frisado que isso ocorrerá mais no futuro, sem especificar uma data.
"Estamos analisando a tecnologia e de olho no avanço do mercado. Lançaremos o modelo, mas no momento certo", adiantou Jeff Ray, CEO da SolidWorks, nesta quarta-feira, 11, em Orlando, nos Estados Unidos. De acordo com o executivo, ainda não existe uma demanda real dos clientes da companhia por esse modelo, daí o fato de ainda não dispor de uma oferta de SaaS pronta. "Mas quando essa procura existir, a SolidWorks com certeza estará prepara para atendê-la."
Ray disse que, no entanto, alguns clientes já procuraram a empresa para saber sobre a tecnologia, mas observou que essa atitude dos clientes ainda é muito incipiente no mercado. O executivo também adiantou que a empresa não fará investimento em infraestrutura para oferecer CAD 3D no modelo SaaS. Ray apontou que quando chegar o momento de partir para essa estratégia de negócios, a infraestrutura de data centers e servidores para gerenciar o serviço será contratada de uma empresa especializada. Embora essa mudança não tenha uma data certa para acontecer, Ray acha que ela é inevitável. "Temos de acompanhar a tendência do mercado", completa.
Para Jon Hirschtick, membro do conselho de administração da SolidWorks e ex-CEO da empresa, o software de CAD deverá ser um dos últimos a ser transformado no modelo de SaaS, por ser o mais complexo. "O CAD foi o último a abandonar o mainframe, por exemplo", comparou.
De todo modo, ele disse que a empresa já começa a dar os primeiros passos para aperfeiçoar o modelo de negócios dos softwares de CAD com o lançamento neste ano de aplicações para a plataforma on-line, que nessa etapa englobará apenas algumas funcionalidades. "O software de CAD é muito complexo, ainda é difícil rodá-lo completamente pela internet", conclui Hirschitick.
O jornalista viajou a Orlando a convite da SolidWorks.
- Novo modelo de venda