Salvador vai implantar rede de dados de alta velocidade

0

A reunião para a definição dos prazos e dos detalhes finais do projeto ocorreu nesta terça-feira (11/3) na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), com a presença de representantes da Prefeitura, do governo do estado e de instituições de ensino superior.

Ainda neste semestre, o governo da Bahia deve implantar a Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Salvador (Remessa). A reunião para a definição dos prazos e dos detalhes finais do projeto ocorreu nesta terça-feira (11/3) na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), com a presença de representantes da Prefeitura, do governo do estado e de instituições de ensino superior.

A rede, segundo o secretário estadual de CT&I, Ildes Ferreira, terá velocidade de transmissão de dados quatro mil vezes superior à conexão em banda larga utilizada comercialmente. Ela vai interligar cerca de 20 instituições de ensino localizadas na região metropolitana de Salvador.

O secretário ressalta também que a rede será um importante vetor para o desenvolvimento da pesquisa na Bahia. ?Estamos iniciando com nossa capital, mas vamos interligar cidades do interior que possuem instituições públicas federais e estaduais de ensino superior?, declarou Ferreira.

A rede terá inicialmente 120 quilômetros de extensão e 70 pontos, inclusive no local onde será implantado o Parque Tecnológico TecnoVia. Quando estiver operando, a Remessa vai permitir diversas aplicações, como de ensino a distância, telemedicina, convergência de voz e multimídia entre os pontos de presença, dentre outras.

O projeto está sendo coordenado pela Secti, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Prefeitura de Salvador e Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

De acordo com o coordenador Nacional de Projetos da RNP, José Luiz Ribeiro, está sendo acordado um convênio com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) que permitirá o uso dos postes de eletricidade para a implantação das fibras óticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.