Uma parceria entre a Vivo, Microsoft e Motorola coloca os serviços do Windows Live ? Messenger, Hotmail e Spaces ? nos celulares da operadora. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11/3) junto com o lançamento de um novo aparelho da Motorola, o Motorokr U9, que já vem com o aplicativo pré-carregado, bastando ao cliente fazer o download do software completo pelo Vivo Downloads.
Além do U9, o Windows Live, está disponível para outros nove aparelhos da Motorola com o mesmo procedimento para download do aplicativo. Dentro das próximas semanas, o portfólio compatível será ampliado para 49 modelos. O usuário paga uma tarifa flat de R$ 8,90 e pode usar os serviços à vontade. A Vivo mantém sua estratégia de não cobrar pelo tráfego de dados.
Não há nenhum tipo de exclusividade seja com relação à operadora ou ao fabricante. No entanto, segundo Alexandre Fernandes, diretor de produtos e serviços da Vivo, se as demais operadoras começassem o projeto hoje, o serviço só estaria disponível para seus clientes dentro de três ou quatro meses.
A Vivo foi procurada pela Motorola que já tinha firmado a parceria com a Microsoft. Segundo Loredana Mariotto, diretora de marketing e varejo da Motorola, a empresa procurou todas as operadoras, assim como acontece com os demais projetos. ?Somos parceiros estratégicos de todas as operadoras, mas neste caso a Vivo teve interesse?, disse ela. Mais uma vez, não há um contrato formal de exclusividade que impeça que outros fabricantes disponibilizem o Windowns Live.
Ao contrário, pelas palavras de Alexandre Fernandes, a idéia é massificar o produto. ?A estratégia é massificar o aplicativo. Ele vai estar disponível também para os aparelhos CDMA?, disse ele. O modelo de receita é o revenue share entre Vivo e Microsoft.
O Messenger ? serviço de mensagem instantânea da Microsoft ? tem hoje mais de 34 milhões de usuário brasileiros, o que significa cerca de 75% dos usuários ativos de internet. Já o Hotmail tem 31,5 milhões de contas ativas no País, equivalente a 50% dos usuários ativos de internet; e o Space é a segunda maior rede de relacionamento ? atrás do Orkut ? com 8 milhões de usuários por mês.
?O objetivo é disponibilizar o nosso serviço para um número cada vez maior de usuários. Muitas pessoas têm o seu primeiro contato com a internet pelo celular?, afirma Oswaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral do grupo de serviços on-line da Microsoft Brasil.
Canibalização
O diretor de marketing do segmento premium da Vivo, Roger Solé, esclarece que não tem medo que o serviço possa canibalizar a receita de voz ou SMS. Segundo ele, os serviços são complementares e a eventual substituição de algumas mensagens de texto pelo comunicador Messenger será compensada pela receita do novo serviço.
?Nossa preocupação é oferecer novas possibilidade de comunicação. Quando surgiu o SMS todo mundo dizia que ia canibalizar a receita de voz, o que o tempo provou que não é verdade?, diz. A função de se comunicar por voz do Messenger ? existente na versão para PC ? foi excluída da versão para celular.
?Os serviços são complementares. Pelo Messenger as pessoas podem se comunicar com 5 ou 6 pessoas simultaneamente. Para comunicação por voz elas utilizam a chamada telefônica?, diz Alexandre Fernandes.