A Novell, desenvolvedora de software de infraestrutura, aposta no Brasil como um dos principais mercados para atuar com o atual cenário econômico mundial, marcado por uma crise financeira. Em visita ao país pela primeira vez, o presidente e CEO mundial da Novell, Ron Hovespian, disse nesta quarta-feira, 11, que o Brasil apresenta uma economia sólida e ainda forte, mesmo com a crise, fato que traz grandes oportunidades de negócios para a empresa.
"O Brasil está enfrentando a crise com estabilidade e se mostra um mercado em expansão", analisa o executivo.
Uma das apostas da Novell para os próximos anos será a entrada no segmento de netbooks com o seu sistema operacional SuSE Linux, o qual, segundo Hovespian, irá equipar alguns ultraportáteis num futuro próximo, sem, no entanto, dizer quando isso acorrerá nem com quais fabricantes estabelecerá parceria.
O executivo observa que os netbooks têm um grande potencial para serem integrados a ambientes de cloud computing ("computação em nuvem"), já que, apesar da baixa capacidade de armazenamento, atendem às principais necessidades tanto de usuários domésticos quanto de executivos, como, por exemplo, o acesso rápido à internet.
Por isso, de acordo com Hovespiana, entrada do SuSE Linux no segmento de netbooks é importante para a empresa, já que, segundo ele, cerca de 90% dos ambientes em cloud computing rodam com Linux e isso abre uma grande oportunidade de mercado.
Em relação a atuação da empresa no Brasil, o vice-presidente da Novell para a América Latina, Camillo Speroni, disse que durante reunião realizada recentemente com a direção global da companhia, a Novell tomou a decisão de investir pesadamente no país neste ano.
"A estratégia global é customizada localmente e no Brasil investiremos fortemente em vendas, principalmente. Tivemos ótimos resultados no país no ano passado, que superaram nossas expectativas e apresentaram um ótimo retorno dos investimentos. Por isso tomamos essa decisão", frisa Speroni.
O CEO da Novell ressaltou que os bons resultados no Brasil mostram que os clientes locais aceitaram bem a reorganização da empresa, realizada há um ano, que passou a concentrar o foco em soluções de conformidade e gestão de risco, gestão de identidade e segurança e infra-estrutura de TI para data center e desktops.
De acordo com Hovsepian, a empresa conta com US$ 1,1 bilhão em caixa e manterá a sua estratégia, com a promessa de ser agressiva em relação a novas aquisições neste ano.
- Oportunidade de mercado