O Linkedin está finalizando a compra do aplicativo de leitura de notícias Pulse, após vencer propostas feitas pela Microsoft e pelo Yahoo. O valor do negócio deve ficar entre US$ 50 milhões e US$ 100 milhões. Fontes ligadas às companhias informaram ao blog All Things Digital que a aquisição dá fôlego à estratégia da rede social de contatos profissionais para se tornar uma plataforma de conteúdo direcionado.
O bom desempenho das ações da empresa na bolsa eletrônica Nasdaq nos últimos tempos, com valor quatro vezes superior quando comparado ao preço da abertura de capital, a coloca em posição favorável para buscar fusões ou aquisições. Ao contrário do LinkedIn, os concorrentes que participaram da disputa não atravessam um bom momento. O Yahoo perdeu muito espaço na publicidade online para o Google e está no meio de uma reestruturação, enquanto a Microsoft tenta ganhar participação na área de mobilidade.
A Pulse tem sede em San Francisco, na Califórnia, e já levantou aproximadamente US$ 10 milhões em aportes. Entre os investidores na empresa estão o Redpoint Ventures, Mayfield Fund e Greycroft Partners. Segundo dados da companhia, o aplicativo tem 20 milhões de usuários no mundo, leitores de mais de 10 milhões de artigos online por dia.