Próximo ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, o PicPay realizou uma pesquisa para entender a intenção de compra dos brasileiros. De acordo com o levantamento, 64% pretendem fazer compras neste ano, e 79,5% dos entrevistados realizaram pesquisas para comparar o valor dos produtos antes da data.
A pesquisa, que coletou mais de mil respostas na semana que antecede uma das datas mais importantes para o varejo, aponta o cartão de crédito como meio de pagamento escolhido por 71,4% dos entrevistados. O Pix ficou em segundo lugar, com 22,9%.
Rita Cunha, executiva do PicPay Shop, pondera como a Semana do Consumidor vem ganhando força. "É mais do que uma data no calendário do varejo. É um marco que evidencia o poder dos consumidores em moldar as tendências e exigências do mercado. Por outro lado, os varejistas que conseguem aproveitar ganham em credibilidade e ritmo de vendas o ano todo".
A data, que aproveita o fôlego entre Carnaval e Dia das Mães, já fica em quarto lugar no gosto do consumidor, quando se trata de datas comemorativas que envolvem planejamento financeiro. Com 31,1%, fica atrás da Black Friday (54,7%), Natal (46,7%) e Dia dos Pais e Mães (33,7%), ultrapassando até o Dia das Crianças (21,9%).
Em relação à preferência no momento da compra, mais de 40% busca por qualidade do produto, à medida que 29,2% prioriza preço baixo. A confiabilidade da loja, site ou app (22%) e cashback ou cupom de desconto (7,9%) também entraram na lista.