A NEC recebeu um pedido da Agência de Serviços de Imigração e Alfândega do Japão para a instalação de totens ou KIOSKs, que contam com identificação facial e serão utilizados para inspeções de imigração e alfândega, a fim de facilitar os procedimentos, sem interrupções, no Terminal 2 do Aeroporto de Haneda, em Tóquio.
Os primeiros testes de campo para esses KIOSKs começaram em 31 de janeiro de 2024. Ao registrar as informações necessárias antecipadamente usando o primeiro KIOSK implantado ao longo da rota de entrada do aeroporto e vinculando as informações dos sistemas utilizados pela Agência de Serviços de Imigração e Alfândega do Japão, os procedimentos passam a ser analisados em único local, o que contribuiu para que os procedimentos de chegada ocorressem sem interrupções e com menos congestionamentos no terminal do aeroporto.
KIOSk de declaração de imigração e alfândega
Com o aumento do número de visitantes estrangeiros no Japão, muitos usuários do aeroporto começaram a realizar procedimentos de imigração e alfândega eletronicamente. Além disso, com o governo japonês estabelecendo a meta de receber mais de 60 milhões de visitantes estrangeiros até 2030, é vital garantir procedimentos tranquilos e eficientes nos aeroportos, fazendo com que as ferramentas eletrônicas recebam cada vez mais atenção.
Utilizando NeoFace, a tecnologia central do portfólio Bio-IDiom da NEC, com autenticação biométrica, mecanismo de inteligência artificial e reconhecimento facial, avaliada em testes como a mais precisa do mundo, estes QUIOSQUES podem ser usados para verificar a identidade dos viajantes. Assim, com o auxílio de uma câmera adequada é selecionada automaticamente, é capaz de identificar a altura do usuário, permitindo um rápido reconhecimento, independentemente de o usuário estar em cadeira de rodas, por exemplo.
O NeoFace também consegue detectar automaticamente máscaras, óculos de sol e outros acessórios, emitindo um alerta para que apenas pessoas solicitadas os retirem. Portanto, o número de etapas necessárias para tirar fotografias adequadas para procedimentos de imigração é minimizado. Ao utilizar a tecnologia de identificação de impressões digitais que a NEC desenvolveu ao longo dos anos, é possível digitalizar impressões digitais a velocidades mais elevadas sem comprometer a precisão da correspondência, garantindo assim um processo de verificação de identidade mais suave.
1. Verificação de identidade altamente confiável usando tecnologia de reconhecimento facial e identificação de impressão digital
Com o aumento do número de visitantes estrangeiros ao Japão, muitos usuários do aeroporto passaram a realizar os procedimentos migratórios e alfandegários de forma eletrônica. Além disso, com o governo japonês tendo estabelecido a meta de receber mais de 60 milhões de visitantes estrangeiros até 2030, é vital garantir procedimentos mais eficientes e menos invasivos nos aeroportos, fazendo com que as ferramentas eletrônicas recebam cada vez mais atenção.
Esses KIOSKs são alimentados pelo NeoFace, a tecnologia principal no portfólio Bio-IDiom da NEC, que conta com autenticação biométrica, mecanismo de inteligência artificial e reconhecimento facial, avaliado em testes como o mais preciso do mundo. Essas estruturas podem ser usadas para verificar de forma confiável a identidade dos viajantes.
Além disso, como auxílio de uma câmera apropriada e automaticamente selecionada, ela é capaz de identificar a altura do usuário, o que faz com que o reconhecimento possa ser realizado rapidamente, independentemente se o viajante está usando uma cadeira de rodas, por exemplo.
O NeoFace também pode detectar automaticamente máscaras, óculos de sol ou outros acessórios, emitindo um alerta para que apenas as pessoas solicitadas façam a remoção desses itens, minimizando o número de etapas necessárias para tirar fotografias adequadas para os procedimentos de imigração.
Além disso, ao utilizar a tecnologia de identificação de impressões digitais que a NEC desenvolveu ao longo dos anos, torna-se possível escanear impressões digitais em velocidades mais altas sem comprometer a precisão da correspondência e garantindo um processo de verificação de identidade mais suave.
2. Design da tela com alto grau de usabilidade e vários sistemas de suporte
O novo sistema funciona, ainda, para a identificação de idioma apropriado. Ele é exibido automaticamente quando o usuário escaneia seu QR Code para registros de entrada e informações de declaração alfandegária no KIOSK, o que elimina a inconveniência do passageiro ter que fazer a alteração manualmente.
O design é centrado no usuário, segundo a NEC, fazendo com que ilustrações e esquemas de cores elaborados apareçam na tela a fim de ajudar que os turistas de primeira viagem sigam as instruções com mais facilidade. Também é possível verificar as funções de suporte para fornecer assistência operacional por meio de animação e orientação sonora quando necessário para que os usuários possam concluir os procedimentos sem estresse.