A Adobe liberou a primeira versão alfa do Apollo, o nome-código do sistema voltado para desenvolvedores de web em HTML, JavaScript e Ajax. O novo sistema combina as tecnologias de internet com aplicativos para desktop, além de operar integrado aos sistemas operacionais e fora do navegador, o que, segundo a empresa, permite o desenvolvimento novos tipos de aplicativos e conteúdos de forma mais consistente e atraente. A versão alfa do Apollo e o kit do desenvolvedor do software podem ser baixados gratuitamente no endereço www.adobe.com/go/apollo.
"Os aplicativos ricos de internet [conhecidos como RIAs] no desktop se tornaram um elemento-chave para a web. E o Apollo dará poder a milhões de desenvolvedores de web para fazer dos seus RIAs ?cidadãos de primeira classe? no desktop usando as ferramentas que eles já conhecem", afirmou Kevin Lynch, vice-presidente sênior e chefe de arquitetura de software da Adobe.
O Apollo, segundo o executivo, fornece acesso direto a aplicativos de internet (incluindo aqueles construídos com HTML, JavaScript e Flash) sem a necessidade de abrir um navegador. Com ele, as pessoas podem iniciar aplicativos diretamente dos seus desktops e interagir com eles off-line. ?Na disponibilidade de conexão com uma rede, os conteúdos recém-criados ou modificados podem ser sincronizados sem problemas.?
Lynch adianta que, nas próximas versões, a integração do Apollo com o desktop permitirá que se arraste e solte itens como arquivos de imagem e outros arquivos de mídia diretamente aos aplicativos. Além disso, integrarão PDF, Linux e incluirão maior suporte para Ajax, e no futuro o Apollo estimulará as tecnologias móveis.